Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Meteorologia prevê chuvas abaixo da média e temperaturas mais amenas

No o Sul do Estado, a situação está mais crítica. Com a última chuva registrada no mês de janeiro, os reservatórios estão quase secos

06/12/2016 06:51

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) informou que a previsão para o final do ano é de chuvas e diminuição da temperatura máxima, com início a partir da próxima semana em todo o Piauí. No entanto, de acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, em todo o Estado, a incidência de chuvas deve ficar abaixo da média.

A meteorologista destaca que, a partir do mês de dezembro, é comum uma maior concentração de chuvas; no entanto, a previsão não é boa, pois pesquisas apontam que o índice ficará abaixo da média. “Até fevereiro, vamos ter chuvas abaixo da média. A probabilidade de chover é de apenas 10%. Tudo indica que vamos ter os meses de dezembro, janeiro e fevereiro com chuvas abaixo da média”, destaca.

Mesmo com a falta de chuvas, é esperado que a temperatura máxima tenha uma redução em todo o Piauí. Resultando em uma diminuição de até 5 graus em relação ao B-R-O-Bró, período do ano que tem as maiores temperaturas registradas no Estado. No mês de dezembro, o esperado é que as temperaturas máximas fiquem entre 35 e 36 graus Celsius.


Temperaturas máximas devem baixar de 42ºC para 35ºC (Foto: Elias Fontinele/O Dia)

“As temperaturas fcarão mais baixas a partir de dezembro. No B-R-O-Bró, temos temperaturas de até 41ºC ou 42ºC. Já em dezembro, essas temperaturas reduzem para 36ºC e, em janeiro, para 35ºC. No entanto, dentro desses meses, pode haver picos de temperatura, mas são poucos dias com temperaturas altas, diferente do B-R-Bró em que quase todos os dias se registram a temperatura máxima”, explica Sônia Feitosa.

A meteorologista ressalta que a probabilidade de temperaturas abaixo da média é quase inexistente. “Devido à falta de chuvas, vai continuar quente, porque tivemos de maio a outubro sem chover. Na realidade, o que vemos é que o planeta está se aquecendo, a previsão para os próximos meses é de chuvas abaixo da média e as temperaturas acima da média. As chances da temperatura abaixo da média são quase inexistentes”, destaca.

Interior do Estado

No semiárido, a média de chuvas esperada é em torno de 700 milímetros. Na região Centro-Norte, o esperado é que chova uma média de 1.300 milímetros, e, na região Norte, 1.400 milímetros. Quanto à umidade relativa do ar, que atualmente está em torno de 25%, a expectativa é que haja um aumento, devido ao início do período de chuvas.

Já no Sul do Estado, a situação está mais crítica. Com a última chuva registrada no mês de janeiro, os reservatórios de água estão quase esgotados. A meteorologista Sônia Feitosa explica que, se não chover nos próximos dias, a situação tende a piorar.

“No Sul do Estado ainda não choveu. Nessa região, a situação está mais crítica, porque os reservatórios de água estão quase secos. Como a última chuva foi em janeiro, eles têm pouca água, se não chover como é o esperado, eles correm o risco de fcar sem água”, lamenta Sônia Feitosa.

Por: Nathalia Amaral - Jornal O Dia
Mais sobre: