Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Menos de 23% dos pontos de ônibus têm cobertura e assentos

Segundo a Strans, os locais que não possuem abrigo para os passageiros não têm espaço para instalação da estrutura.

24/08/2016 07:18

Dos 2.200 pontos de ônibus distribuídos por todas as zonas de Teresina, apenas 500 oferecem cobertura e assentos para os usuários – o que representa 22,7% do total. O dado é da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e comprova que a maioria dos pontos não oferece o mínimo de proteção aos passageiros que aguardam a condução.

Uma dessas paradas está localizada em frente ao Hospital da Primavera, na Avenida Duque de Caxias, zona Norte de Teresina. O pedagogo Marcos Eduardo Sousa, que usa o transporte coletivo todos os dias, diz que, além da demora na espera pelos ônibus coletivos, as paradas não oferecem nenhum conforto para a população. “Além da demora dos ônibus, ainda não tem onde a gente esperar. Essa situação incomoda muito, porque a população que pega ônibus não tem o mínimo de conforto, não temos nem onde ficar, nós temos que procurar outros meios para ficarmos abrigados. O sol já é quente e ainda não tem nenhum lugar coberto, não tem onde a gente sentar e quando chega o período de chuvas, é pior ainda”, enfatiza.


População fica exposta à radiação solar e às chuvas (Foto: Moura Alves/O Dia)

O pedagogo destaca ainda que o transporte coletivo deve ser tratado com mais responsabilidade pelos órgãos responsáveis. “Eu acho que o transporte público tem que ser visto com mais responsabilidade por parte dos gestores, e a parada de ônibus é um dos pontos principais. Então, eu acho que deveria ter um mínimo de conforto, porque a gente já paga pela passagem e ainda tem todo esse transtorno de demora, e a parada praticamente não existe, só a placa”, diz.

Para a auxiliar de serviços gerais, Francisca da Silva Ferreira, além da falta de cobertura e assentos, alguns pontos, por serem isolados, facilitam assaltos. “Quando é meio dia, não tem quem fique aqui. A gente sofre nesse sol, ninguém aguenta ficar em pé no sol, a gente aproveita e senta na calçada aqui da loja; e quando chove e aqui tá fechado, a gente não tem para onde ir. E o pior são os assaltos”, afirma a auxiliar de serviços gerais, que usa o transporte coletivo todos os dias para ir ao trabalho que fica localizado na Avenida Petrônio Portella, na zona Norte de Teresina.

Novas paradas

Segundo a Strans, os locais que não possuem abrigo para os passageiros não têm espaço para instalação da estrutura. O órgão ainda afirma que será feita uma reavaliação dos locais onde atualmente se encontram as paradas de ônibus sinalizadas apenas pelas placas, para verificar se há possibilidade de ser feita uma readequação ou mudança no local do ponto.

Atualmente, estão sendo instalados 77 novos pontos de ônibus em todas as zonas da Capital. As instalações devem ser finalizadas até o final do mês de setembro. Até agora, 18 pontos foram instalados. De acordo com a Strans, a estrutura dos novos pontos possui três dimensões para serem adaptadas aos locais de parada de ônibus, dependendo do espaço da calçada e dos usuários que utilizam aquele determinado ponto de ônibus. O novo projeto foi testado primeiramente em um protótipo que foi colocado na Avenida Presidente Kennedy e, a partir daí, foi elaborado o modelo, levando em consideração as necessidades dos usuários. Foi retirada a parte de concreto, deixando apenas o banco de concreto e o resto da estrutura é toda feita em metalon.

Por: Nathalia Amaral - Jornal O Dia
Mais sobre: