Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Médicos produzem EPIs feitos com material reciclável

Os profissionais buscaram soluções alternativas, criativas e sustentáveis

17/04/2020 09:29

Levantando a bandeira da sustentabilidade e pensando na proteção diante da pandemia de Covid-19, o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) tomou a iniciativa de utilizar uma solução criativa em tempos de novo coronavírus: a produção de protetores faciais, tipo face shield, com garrafas pets. O tema sustentabilidade faz parte da visão global e começou a ser discutido no início dos anos 1990, em diversas conferências mundiais, uma vez que a degradação do meio ambiente ultrapassa as barreiras territoriais dos países.

A ideia surgiu devido à falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) disponibilizados pelo poder público e a ausência de materiais disponíveis no comércio para a fabricação de novos face shields para médicos e demais profissionais da saúde, que estão na linha de frente dessa pandemia.

(Fotos: Ascom/Simepi)

Seguindo todos os padrões de higiene e segurança, está sendo feito um grande esforço e trabalho em equipe para a produção dos EPIs. Além dos protetores faciais (face shield), outros EPIs como gorros, capotes, máscaras cirúrgicas e propés estão sendo confeccionados e distribuídos gratuitamente. Ao todo, já foram fabricados 2.000 EPIs.

 “O médico está muito empenhado em cumprir a sua missão e preocupado com seu papel diante da sociedade, mas é evidente a falta de EPIs para eles e outros profissionais que estão à frente dessa pandemia no Piauí, no Brasil e no mundo. Com uma ideia sustentável, o SIMEPI mostra que é possível ao médico continuar lutando pela vida dos piauienses, sem sacrificar a sua saúde. Parabenizamos todos os colegas médicos que, em um momento de guerra, se despiram de qualquer vaidade e estão fazendo uso do face shield produzido com material reciclável, priorizando a proteção e valorizando o que realmente é importante, a vida. Afinal, eles são a nossa maior arma contra o novo coronavírus e juntos vamos superar esse momento difícil”, comenta Lúcia Santos, diretora do SIMEPI.

Os médicos que desejem adquirir os EPIs podem entrar em contato com o SIMEPI pelos números (86) 3221-5624 ou 99994-2879 e fazer a retirada na sede da entidade, localizada na Rua Vereador Luís Vasconcelos, 550 - São Cristóvão, Teresina (PI).

Por: Da redação
Mais sobre: