Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Médicos param por 3 dias e hospitais do PI ficam sem urgência e emergência

Categoria pede o cumprimento do acordo firmado com o Governo que concede reajuste com data base para maio.

24/06/2016 13:18

Os médicos do Estado vão iniciar uma paralisação de 72 horas a partir do próximo dia 28, pedindo que o Governo cumpra com o acordo feito com a categoria no ano passado, que concede reajuste salarial em três etapas, com data base para maio. Com o movimento, os hospitais da rede estadual devem ficar sem atendimento de urgência e emergência, além de ter todas outras especialidades afetadas. É o que informa o Sindicato dos Médicos do Piauí (SIMEPI).

O piso nacional do médico foi reajustado em 11,27% em 2016, subindo de R$ 11.675,94 no ano passado, para R$ 12.993 este ano. O acordo firmado com o Governo do Estado previa o pagamento deste reajuste em três vezes, na data base da categoria: maio de 2016, maio de 2017 e maio de 2018.

Em maio passado, a categoria se reuniu em uma audiência com o secretário de Saúde do Estado, Francisco Costa e, na ocasião, o Governo afirmou que não poderia cumprir o acordo por conta do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), e nem estabeleceu prazo para a apresentação de uma contraproposta.

Após a paralisação de 72 horas, no dia 30 de junho, a categoria fará outra assembleia para avaliar os rumos do movimento e decidir sobre greve por tempo indeterminado nos serviços de saúde do Estado. A concentração acontecerá na sede do SIMEPI, a partir das 19 horas.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: