Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Maternidade Evangelina Rosa terá ampliação das UTI"™s neonatal

Previsão é de que até o próximo ano, a maternidade passe a contar com 40 leitos, concentrando assistência em alta complexidade.

06/09/2017 16:19

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apresentou esta semana ao Ministério Público Estadual (MPE) o Plano Emergencial de Redução da Mortalidade Infantil em Teresina, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde. A principal diretriz do plano é a ampliação dos leitos de UTI Neonatal na Maternidade (UTIN) Dona Evangelina Rosa, a maior do Estado.

A previsão, de acordo com a Sesapi, é que até 2018, a Mder possa contar com 40 leitos de UTIN, além dos 34 leitos de Cuidados Intermediários Comum (UCINCO) e o Canguru, concentrando, assim, a assistência em alta complexidade neonatal. As maternidades do Município ficarão com os leitos de Cuidados Intermediários funcionando como retaguarda.

Além das maternidades da Capital, o Plano Emergencial prevê também a descentralização do atendimento qualificado para o interior do Estado. Cidades como Parnaíba e Floriano, que atualmente contam com 30 leitos – 20 de UTIN e UCINCO no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, e 10 no Hospital Tibério Nunes – também vão contar com assistência em alta complexidade.


Foto: Arquivo O Dia

Também será reforçada a assistência com a abertura de 20 leitos em Picos, mais 10 UCINCO em Floriano. Também estão previstos mais 20 leitos para Cuidados Intermediários nos Hospitais da Rede Estadual e Municipal de Piripiri e São Raimundo Nonato.

Para o médico Alderico Tavares, superintendente de Assistência à Saúde da Sesapi, a centralização dos leitos de UTI neonatal na Maternidade Dona Evangelina Rosa vai possibilitar uma maior gama de atendimentos em um só lugar, evitando, assim, a necessidade de deslocamento do recém-nascimento.

“Uma criança que nasça grave, que precisa de intervenção neurocirúrgica pediátrica, por exemplo, poderá contar com esse profissional já dentro da maternidade”, explica. Alderico acrescenta ainda que a ampliação da UTIN’s na Evangelina Rosa representa um ganho importante porque oferecerá mais agilidade na assistência do bebê.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: