Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mão Santa agride professores verbalmente por bingo beneficente

Prefeito teria entrado em escola xingando professores e funcionários de "vagabundo" e "ladrão" após ver alunos fora de sala de aula; escola preparava ação beneficente.

21/08/2017 08:23

O prefeito da cidade de Parnaíba, o ex-governador Mão Santa, teria agredido verbalmente e constrangido professores e funcionários de uma escola municipal.  Segundo diversos relatos, Mão Santa teria entrado no local xingando professores. O motivo: um bingo beneficente para arrecadar fundos para ajudar um aluno carente.

A situação aconteceu na última sexta-feira (18), na escola municipal professora Francisca Borges dos Reis, em Parnaíba. A história é contada em diversos áudios que se espalharam pelas redes sociais, e confirmada por Nadja Araújo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação – núcleo de Parnaíba:

“Há uma aluna na escola que precisa fazer uma biópsia, e é carente. A mãe dela também é aluna da escola no período da noite, no EJA. Então os alunos da noite, junto com professores e servidores, decidiram fazer um bingo beneficente. O evento foi pensado, a escola planejou para acontecer em uma sexta-feira, a partir de 15h. Os alunos teriam aula até 9h, para merendarem, e poderiam retornar a tarde”, explica a sindicalista.

O prefeito Mão Santa teria então passado diante da escola e visto os alunos do lado de fora. “Ele entrou na escola já chamando os professores e servidores de ladrões e vagabundos. A diretora adjunta tentou conversar, pediu que ele escutasse, mas ele não parou nem um minuto para ouvi-la”, disse Nadja.

A situação toda ocorreu diante de pais e alunos que estavam no local. Duas professoras foram socorridas por ambulâncias do SAMU por conta do mau estar que sentiram após as agressões.

“Esse bingo é uma ação que ensina cidadania, solidariedade. Não é só dentro da sala de aula que se pode dar aula. Ele foi muito infeliz quando usou essas palavras de baixo calão. Por que era uma ação beneficente, e em consonância com toda a comunidade escolar, todos estavam sabendo e iam participar. Chegou como um ditador, como o dono da verdade”, comenta a presidente do SINTE.

O bingo foi cancelado, e suspensas as aulas no dia. Nadja Araújo comenta que, na manhã de hoje (21), foi feita uma reunião na escola para tratar do assunto. "Os professores e funcionários estão com o semblante triste”, relata a sindicalista, e afirma que os professores e servidores ainda estão abalados. “Esse sentimento de revolta está em todas as escolas do município”.

Contrapartida
O PortalODia entrou em contato com a assessoria de comunicação do prefeito Mão Santa, que informou que está em reunião para tratar do caso na Escola Francisca Borges, e deve apresentar em breve um posicionamento sobre a situação que foi denunciada. 

Edição: Karliete Nunes
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: