Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Manifestações contra reformas acontecem em Teresina e no interior do Piauí

Não foi apenas na capital que os trabalhadores saíram às ruas para apoiar a Greve Geral. Em pelo menos cinco municípios, os protestos aconteceram

28/04/2017 11:52

Como parte da Greve Geral que acontece em todo o país nesta sexta (28), diversas entidades sindicais, movimentos estudantis, trabalhadores da sociedade civil, membros da Igreja Católica, crianças, jovens e idosos se concentraram em ato na Praça Rio Branco para passar pelas principais ruas do Centro de Teresina. O movimento saiu da Praça às 10h em direção ao prédio do INSS, passando pela Rua Rui Barbosa e depois Álvaro Mendes, a caminho da Avenida Frei Serafim.


Manifestações no centro de Teresina (Fotos: Moura Alves e Assis Fernandes/ODIA)

No local, há carros de som reforçando a manifestação, cartazes e gritos de “Fora Temer!”. Dentre as categorias presentes que aderiram à Greve Geral, estão o Movimento RUA, UJS, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato dos Urbanitários, Sindicato dos Correios, Sintetro, trabalhadores de empresas públicas e privadas, partidos políticos como PCdoB e PSTU, 90% da categoria dos Agentes de Trânsito, professores e alunos, entidades da Igreja Católica.

De acordo com Antônia Ribeiro, Secretária de Mulheres da CUT, cerca de 50 categorias que representam trabalhadores participam das manifestações . Ela afirma que colaboradores da construção civil, auditores e advogados também devem se juntar aos protestos, além de municípios próximos a Teresina entre eles, trabalhadores de Campo Maior, José de Freitas e Monsenhor Gil. “É um movimento grande, de diversas categorias e estamos felizes, pois está reunindo todas as centrais sindicais com um objetivo só: dizer não a Reforma da Previdência, Leis Trabalhistas e Lei da Terceirização”, afirmou.

Manifestações ocorreram em vários pontos da capital e do interior do Piauí (Fotos: Divulgação/whatsaap)

Em Piripiri, manifestantes bloquearam totalmente a BR-343, no KM-183, em frente ao campus da Uespi. Cerca de 50 pessoas participaram do protesto. O trecho foi liberado por volta das 11h.

Em Parnaíba, a concentração acontece na Praça da Graça, no centro da cidade.

Em outros municípios menores também acontecem manifestações, como em Nossa Senhora de Nazaré, onde professores e demais servidores municipais foram às ruas em passeata.

Igreja

Para representar a Igreja Católica, a Ordem dos Frades Capuchinhos também está presente no protesto. Segundo Frei Lucas de Oliveira, a Igreja Católica se une à causa e está a favor dos mais pobres e marginalizados e também dos trabalhadores, manifestando-se contra a Reforma da Previdência.

Ordem dos Frades Capuchinhos estão presente no protesto em Teresina (Foto: Moura Alves/ODIA

“A Igreja Católica se manifestou contra as Reformas porque os fatos que estão querendo aprovar diretamente não condizem com a realidade. Ou seja, se você for olhar as grandes despesas parlamentares vai muito mais além do que o rombo na previdência. As regalias que nossos representantes estão fazendo exploram os marginalizados”, apontou Frei Lucas.

Ele informou que a Ordem dos Franciscanos do Brasil lançou nota a favor das manifestações que apoiam a Greve Geral desta quinta e, além disso, o Seminário Maior Sagrado Coração De Jesus também irá dar força ao ato.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Letícia Santos
Mais sobre: