Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mais de 700 denúncias de violência contra crianças foram registradas em 2014

Dados são de Mapa da violência contra crianças e adolescentes da Zona Leste de Teresina que será divulgado integralmente amanhã (24/04)

23/04/2015 15:56

A nova edição do Mapa da Violência Contra Crianças e Adolescente da Zona Leste de Teresina, referente ao ano de 2014, será apresentado na manhã desta sexta-feira (24/04), pelo IV Conselho Tutelar da cidade. Ainda em processo de finalização, já foi possível identificar mais de 700 denúncias no ano passado, registradas em cerca de 90 bairros da região. Enquanto que no ano anterior, 2013, esse número atingiu 474 casos.

Vale ressaltar que, apesar do mapeamento minucioso, os dados não refletem todos os casos de violência ocorridos no ano, visto que muitos deles não chegam a ser devidamente registrados nos Conselhos Tutelares.

Em 2014, ampliaram-se a quantidade de canais utilizados para o registro das denúncias. De acordo com o conselheiro tutelar, Djan Moreira, em 2014 os conselheiros estão mais atuantes, fazendo visitas presenciais nos bairros e estimulando escolas e os hospitais para que estes órgãos fiquem atentos aos possíveis sinais de violência contra as crianças e os adolescentes.

Mesmo sem os dados finalizados, Djan Moreira afirma que a negligência dentro da família continua sendo a principal violência registrada em 2014. “Muitas vezes o responsável pela criança não se importa em tomar os devidos cuidados e acaba por abandonar a criança que fica em um estado de bastante fragilidade e a família talvez até precise de uma intervenção do Conselho Tutelar, para que sejam tomadas as devidas providências”, explica o conselheiro.

Entre quase 90 bairros em que foi feito o mapeamento, foi possível identificar que as violências contra a criança e o adolescente, acontecem com maior frequência nos bairros Residencial Árvores Verdes, Vila Santa Bárbara e bairro Pedra Mole.

O Mapa possibilita identificar os bairros que violam direitos de crianças e adolescentes, bem como o perfil de seus violadores, as violências que são cometidas, além da idade e sexo das vitimas e o canal de denúncia mais utilizado pelas vítimas. Ele é lançado anualmente e serve para que órgãos públicos e a polícia tenham em mãos um mecanismo a ser utilizado para coibir práticas de violência contra os adolescentes e, sobretudo, as crianças, que ainda continuam sendo as principais vítimas.

O Mapa da Violência será apresentado amanhã, às 9h, durante o 2º aniversário do IV Conselho Tutelar de Teresina.

Edição: Nayara Felizardo
Mais sobre: