Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Maior parque de energia solar da América do Sul entra em operação no Piauí

Parque Nova Olinda, localizado no município de Ribeira do Piauí, tem capacidade de produzir 292 MW de energia.

18/09/2017 19:02

Os dois maiores parques solares da América do Sul começaram a operar ontem (18). O maior deles é o Parque Nova Olinda, localizado no município de Ribeira do Piauí, com capacidade de produzir 292 MW de energia. O segundo é o Parque Ituverava, localizado na cidade de Tabocas do Brejo Velho, na Bahia, com capacidade de 254 MW. Ambos pertencem a multinacional Enel, através da subsidiária Enel Green Power Brasil Participações Ltda. 

“O início da operação de Nova Olinda e de Ituverava é um marco importante da nossa presença no Brasil, na medida em que confirma nossa liderança no mercado fotovoltaico do país, assim como nosso compromisso e habilidade de desenvolver de forma rápida e eficiente os projetos que ganhamos.”, afirma Antonio Cammisecra, Presidente da Enel Green Power. “Com nossos projetos e a nossa experiência, podemos estimular o desenvolvimento do setor fotovoltaico do Brasil, com o objetivo de fortalecer ainda mais o papel fundamental que a energia solar vem desempenhando na diversificação da matriz de geração de energia do país, atendendo a crescente demanda de energia.”

Maior parque de energia solar da América do Sul entra em operação no Piauí. (Foto: Divulgação)

O Parque Nova Olinda recebeu investimentos de 300 milhões de dólares em sua construção. O valor é parte dos investimentos previstos no plano estratégico da companhia, e que serão financiados por meio de recursos próprios da Enel, assim como uma operação de crédito junto ao Banco do Nordeste. 

O parque solar de Nova Olinda (292 MW) é composto por quase 930 mil painéis solares em uma área de 690 hectares na região do semiárido. O Parque será capaz de produzir mais de 600 GWh por ano quando estiver em plena operação, o suficiente para atender às necessidades de consumo de cerca de 300 mil lares brasileiros, evitando a emissão de aproximadamente 350 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

De acordo com o grupo Enel, o parque é alinhado com o modelo de Criação de Valor Compartilhado (Creating Shared Value - CSV), que visa a combinar o desenvolvimento de negócios às necessidades da comunidade local, a EGPB realizou iniciativas nas áreas próximas às plantas para possibilitar geração de renda, como oficinas de reciclagem criativa com comunidades locais para confecção de mobiliário a partir de materiais utilizados nas obras, como pallets.

A cidade de Ribeira do Piauí tem cerca de 4400 habitantes e está localizada a 430 quilômetros ao sul de Teresina, na região de São João do Piauí.

Por: João Magalhães - Jornal O Dia
Mais sobre: