Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

MA, PI e CE vão criar agência de gerenciamento da Rota das Emoções

Os três Estados assinaram um contrato que prevê o repasse de recursos para fomento da atividade turística no litoral.

26/01/2016 14:09

Foi assinado hoje (26) na cidade de São Luís, um contrato de rateio para criação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS) que vai gerenciar a Rota das Emoções. O contrato prevê o repasse de recursos, por parte do Ceará, Piauí e Maranhão, para fomentar a atividade turística no litoral e promover a belezas naturais dos três Estados. 

A assinatura deste contrato é fruto de discussões iniciadas ainda no ano passado, quando Piauí, Ceará e Maranhão estabeleceram o Protocolo de Ações Interestaduais para priorizar as atividades do setor turístico aliadas à sustentabilidade. O Protocolo previa ainda os investimentos a serem feitos por cada Estado para fortalecer a Rota das Emoções.

Em seu discurso durante a solenidade, o governador Wellington Dias disse que uma pesquisa feira no Piauí, em Jericoacoara e no litoral Maranhense mostrou que o crescimento não só dos investimentos, mas na quantidade de turistas que percorrer esta região a cada ano. Dentre os investimentos feitos pelo Piauí para fomentar a Rota das Emoções, Wellington destacou a conclusão do Porto de Luís Correia, num complexo chamado Marinha do Delta.

No Maranhão, o governador Flávio Dino disse que o maior investimento se dá na reestruturação e construção de estradas que levam ao litoral do Estado e fazem a ligação dos complexos turísticos que integram a Rota das Emoções. No Ceará, os investimentos são nos aeroportos.

Além dos investimentos na acessibilidade e mobilidade, a criação da ADRS prevê ainda a o apoio à comercialização de produtos turísticos, qualificação de mão-de-obra e geração de emprego e renda nas 14 cidades que fazem parte da Rota das Emoções.

“Estamos focando também na segurança dos turistas, com projetos de investimentos nessa área junto ao Ministério da Justiça. Destaco ainda os esforços dos governadores do Nordeste para reativar o PRODETUR [Programa de Desenvolvimento do Turismo] com fonte de financiamento do Ministério do Turismo, agências bancárias e do Banco Interamericano de Desenvolvimento”, disse o governador Wellington Dias.

A Rota das Emoções abrange 14 cidades nos Estado do Ceará, Piauí e Maranhão. No Piauí, a Rota envolve os municípios de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: