Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em crise, comércio não vai contratar temporários; lojistas estão pessimistas

Nem mesmo as promoções devem ser suficientes para atrair os consumidores.

20/04/2016 07:03

A expectativa dos lojistas piauienses para o Dia das Mães, segunda data mais importante do comércio, não é nada positiva. Diferente dos anos anteriores, a procura por presentes não deve ser significativa, o que já começa a preocupar os empresários do setor varejista. Nem mesmo as tradicionais promoções do período devem ser suficientes para atrair os consumidores para os estabelecimentos.

Foto: Moura Alves/ODIA

O vice-presidente do Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindlojas- -PI), Tertulino Passos, associa a baixa expectativa para o volume de vendas à atual situação econômica do país. Para ele, os consumidores estão gastando menos com presentes em datas comemorativas, como o Dia das Mães.

“Estamos trabalhando para conseguir aumentar as vendas em relação aos meses anteriores, mas temos consciência que elas não devem crescer em relação ao Dia das Mães do ano passado. Em decorrência da crise econômica que o país atravessa, o comércio está todo retraído e isso atrapalha o nosso desenvolvimento. Fazemos um planejamento, mas não conseguimos executá-lo na plenitude”, avalia.

Para tentar atrair os consumidores, alguns produtos, tradicionalmente mais caros no período de Dia das Mães, estão sendo comercializados com descontos. Além disso, os lojistas investem cada vez mais em ações de marketing e publicidade, na tentativa de driblar a crise financeira.

“Nunca aconteceu de oferecermos descontos nesse período. Este ano, estamos sendo obrigados a oferecer desconto atrativos para chamar os clientes. Também estamos utilizando muito as redes sociais, como estratégia de vendas”, explica o vice-presidente do Sindlojas-PI.

De olho em alternativas, os lojistas já se preparam para outra data comemorativa, o Dia dos Namorados. “Já estamos começando o planejamento para a próxima data. É importante sempre estar um passo à frente, para tentar um incremento nas vendas”, pontua.

Contratações

No Piauí, as empresas devem evitar contratações temporárias para suprir a demanda no período que antecede o Dia das Mães. Segundo o Sindlojas-PI, a expectativa é evitar demissões e manter o quadro atual de funcionários para a data. “Infelizmente, não temos nenhuma expectativa de contratação de funcionários temporários. Sem uma previsão de crescimento nas vendas, é inviável para as empresas realizar essas contrações”, explica Tertulino Passos.

Para suprir a demanda, os lojistas pretendem utilizar apenas os atuais funcionários, fazendo apenas mudanças. “Dependendo dos horários, a gente remaneja um funcionário de uma loja para outra, negocia alguma mudança”, afirma.



Por: Natanael Souza - jornal O DIA
Mais sobre: