Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lions Clube completa 100 anos com vasta programação no Piauí

Sessão solene será realizada na manhã desta quarta-feira (15), na Assembleia Legislativa do Piauí.

14/02/2017 17:28

O Lions Clube Internacional completa em 2017 cem anos de fundação, e os membros da entidade no Piauí estão organizando uma vasta programação para comemorar a data. 

Presente em 210 países e com cerca de 1,4 milhão de sócios, o Lions Clube foi criado com o propósito de realizar ações filantrópicas em benefício de comunidades carentes por todo o mundo.

Na manhã desta quarta-feira, dia 15, a Assembleia Legislativa do Piauí realizará uma sessão solene para comemorar o centenário da associação. E às 17 horas será inaugurado um obelisco também em homenagem ao aniversário de 100 anos do Lions Clube.

Gilson Vasconcelos, Napoleão Martins e Olívio Fonseca, membros do Lions Clube no Piauí (Foto: Elias Fontinele / O DIA)

Gilson Vasconcelos, coordenador do Centenário no Distrito LA6, ressalta que a programação comemorativa se estenderá por todo o ano. No dia 4 de junho, data exata do aniversário da associação, será realizado um baile de gala no Iate Clube, e no dia 9 do mesmo mês ocorrerá outra sessão solene, desta vez na Câmara Municipal de Teresina.

O prefeito Firmino Filho também já anunciou que vai batizar uma praça, localizada próximo à Universidade Federal do Piauí (UFPI), com o nome de "Praça do Centenário do Lions Internacional", integrando a programação do aniversário da cidade, no mês de agosto. "A prefeitura vai revitalizar a praça e o Lions ficará responsável pela manutenção", afirma o coordenador do Centenário no Distrito LA6, que integra os estados do Piauí, Maranhão, Pará e Amapá.

Segundo Napoleão Martins, ex-governador do Distrito LA6, hoje no Piauí existem doze clubes de Lions e aproximadamente 650 integrantes, entre leões e domadoras (esposas dos membros).

"É um grupo pequeno, mas que tem relevantes serviços prestados no estado do Piauí. Em todo o mundo, o Lions atua, sobretudo, em quatro frentes - o alívio da fome, a preservação do meio ambiente, o combate às drogas e o auxílio às vítimas de desastres ambientais", destaca Gilson Vasconcelos.

Olívio Fonseca, também ex-governador do Lions, relembra que no Piauí a associação foi fundada por Rocha Furtado, ex-governador do Piauí, juntamente com outras personalidades, em meados do século XX. "Nós temos um lema, que é servir desinteressadamente, e fazemos isso através de pessoas que se propõem a realizar ações filantrópicas nos locais mais esquecidos do planeta", conclui Olívio Fonseca.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: