Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Linhas troncais terão ar-condicionado até o final de 2016

Dezessete vereadores protocolaram na manhã de ontem (04) o projeto de lei .

05/11/2015 07:28

Dezessete vereadores de Teresina protocolaram na manhã de ontem (04) na Câmara Municipal, um projeto de lei que trata sobre a implantação de equipamentos nos ônibus que compõem a frota do transporte público coletivo da capital. Entre os equipamentos estão ar-condicionado, câmeras de segurança e internet. Pela proposta, todos os ônibus que farão fazem linhas entre os terminais de integração ao centro da cidade, devem ter os novos equipamentos até o final de 2016.

De acordo com o vereador Ricardo Bandeira (PSDC), este novo projeto foi elaborado com o cuidado para não desequilibrar financeiramente o contrato entre as empresas e a Prefeitura, o que poderia inviabilizar a implantação. “Na semana passada apresentaram um projeto errado, por pura vaidade não tiraram de pauta e houve uma incompreensão da sociedade. Agora estamos tendo todo o cuidado para garantir a segurança jurídica nos contratos”, diz o parlamentar.

O projeto foi protocolado ontem e nesta quintafeira (05) será lido e distribuído nas comissões. Após parecer técnico das comissões de justiça e de transportes, ele vai ao plenário. O projeto e resultado da pressão popular, tendo em vista que na semana passada os vereadores reprovaram um projeto que tratava do mesmo assunto. Após campanhas nas redes sociais identificando os vetores que reprovaram a proposta, eles se juntaram e elaboraram um novo projeto.

O Plano Diretor da Transporte de Teresina já previa a implantação de ar condicionado em 10% dos ônibus, sendo aumentado a cada ano, o que completaria a totalidade das linhas em 10 anos. O novo projeto causou um clima de tensão entre vereadores que discordaram da apresentação da proposta uma semana após ele ser recusado.

Confira os vereadores autores do projeto

Ananias Carvalho (SDD), Antônio José Lira (DEM), Antônio Aguiar (PROS), Celene Fernandes (SDD), Edson Melo (PSDB), Jeová Alencar (SDD), Joninha (PSDB), José Ferreira (PSD), Levino (PRB) Luís André (PPS), Major Paulo Roberto (PSD), Ricardo Bandeira (PSDC), Teresinha Medeiros (PPS), Tiago Vasconcelos (PSB), Valdemir Virgilio (SDD), Carlos Filho (PTB), Teresa Brito (PV).


Por: João Magalhães - Jornal O DIA
Mais sobre: