Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

LBV está arrecadando donativos para famílias vítimas da estiagem no Piauí

No Estado, serão beneficiadas 150 famílias que residem na zona Rural de São Paulo de Nazaré e Cocal de Telhas.

27/07/2016 07:20

A Legião da Boa Vontade (LBV) iniciou a edição 2016 da campanha Diga Sim! - uma iniciativa de mobilização que visa entregar alimentos a famílias que vivem em situação de extrema pobreza e sofrem com a seca em dezenas de municípios brasileiros, incluindo cidades interior do Piauí. “As doações que recebemos não são do Governo e sim da população. Além de utensílios e alimentos, as pessoas ajudam dando R$ 5, R$ 10”, conta o auxiliar administrativo da LBV, Sérgio Brandão, acrescentando que eles também aceitam doação de roupas.


Foto: Moura Alves/ODIA



Sérgio relata que a situação das famílias que serão ajudadas é muito difícil. “Uma vez, fomos entregar o material recolhido a uma família, e uma menina deu uma convulsão. Há casas em que não existe fossa; então, as pessoas vão fazer suas necessidades fisiológicas no mato. É uma situação de extrema pobreza mesmo”, comenta o auxiliar administrativo.

No Piauí, serão beneficiadas 150 famílias que residem na zona Rural de São Paulo de Nazaré e Cocal de Telhas. A entrega está prevista para acontecer no dia 9 de agosto, a partir das 9h. Até lá, a instituição estará aceitando doações.

Darina Serra, gerente da LBV, explica como surgiu a ideia de realizar essa campanha, que existe desde 2015. “Devido a questão da estiagem, enxergou-se a necessidade da gente atender as pessoas do sertão do Nordeste. E o Piauí passa por dificuldades quanto a isso; então, chegamos à conclusão de que precisávamos fazer alguma coisa. Nós iniciamos em abril essa campanha para arrecadarmos alimentos não perecíveis e atender essas famílias. Serão contempladas 150 famílias com cestas de alimentos”, comenta.

Darina comenta também que os piauienses sempre dão uma resposta positiva à campanha e estão dispostos a ajudar em todas as campanhas. “Quem quiser colaborar e quiser que a gente vá buscar as doações, nós vamos sim, temos um carro e pessoas à disposição. Estamos arrecadando roupas e brinquedos também. Aqui em Teresina, nós estamos contabilizando quase uma tonelada de alimentos, dentre arroz, açúcar, leite o que está mais difícil mesmo é o feijão”, completa.

A LBV

A LBV está presente em Teresina desde 1983, é uma instituição não governamental que é auxiliada por doações e por colaborações. A Legião realiza atividades no centro comunitário através de três programas com crianças a partir de seis anos até a terceira idade. “No Programa Criança Futuro no Presente, participam crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade. As atividades são realizadas no contra turno da escola, são atividades lúdicas, oficina de música e canto, oficina de artes plásticas e visuais. Dentro da Oficina do Saber, trabalhamos o raciocínio lógico, a literatura temos também Corpo em Movimento, onde trabalhamos a coordenação motora da criança e o curso de informática bá- sica”, detalha Darina.
Por: Ioná Nunes - Jornal O DIA
Mais sobre: