Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lançamento da 2ª etapa do projeto Lagoas do Norte tem protesto e tumulto

Moradores protestaram contra a remoção de mais de 3 mil famílias para a execução do projeto.

18/10/2016 13:02

Moradores da avenida Boa Esperança, na zona Norte de Teresina, aproveitaram momento em que estava sendo lançada a 2ª fase do projeto Lagoas do Norte para protestar contra a remoção de cerca de 3 mil famílias, que seria necessária para executar o projeto. 

Fotos: Assis Fernandes/ ODIA

No momento do lançamento, moradoras subiram no palanque, mas pessoas contrárias à manifestação quiseram que elas se retirassem. Houve discussão e iniciou-se um tumulto. A situação só foi amenizada depois que o prefeito Firmino Filho chamou uma das manifestantes para sentar nas cadeiras de honra.

Lucia Ferreira de Sousa, presidente da Associação Ferreira de Sousa, que representa os moradores, afirma que os manifestantes querem saber como vai ficar a situação dessas 3 mil famílias que serão desapropriadas. “A gente não é contra o projeto. A prefeitura falta com a verdade quando esconde o que ela tem para as famílias. Queremos um estudo antropológico da região, e estamos aproveitando esse momento para falar sobre isso, protestar contra essa situação”, disse Lucia Ferreira.



A moradora Marlene da Costa Silva afirma que existe um outro projeto, que mantém os moradores e faz desnecessária a remoção das famílias. Esse projeto teria sido encaminhado a prefeitura, mas segundo ela não houve resposta.

O prefeito Firmino Filho, presente no lançamento, disse que qualquer tipo de remoção será conversada antes. “Esse é um movimento político. Eles sabem que vamos conversar com todos antes da remoção, mas há dois anos agem de forma política”, comentou o prefeito.

Lúcia Ferreira questiona ainda o local para aonde seriam transferidas as famílias desapropriadas da avenida Boa Esperança. "Vão para locais sem água, luz, sem estrutura nenhuma e distantes onde moram atualmente. São três mil famílias! É uma cidade inteira”, ressalta, emocionada.

O projeto

A segunda etapa do projeto Lagoas do Norte prevê a construção do Parque do Mocambinho, da Praça dos Orixás e de um viveiro de mudas, além da revitalização do Encontro dos Rios.


O parque do Mocambinho será semelhante ao parque da cidadania, com campo de futebol, quadras de esportes e área para eventos. A Praça dos Orixás é um monumento em homenagem as tradições dos povos de terreiros. O espaço terá 13 esculturas que representam a cultura de umbanda e candomblé. No Encontro dos Rios, a obra é de requalificação urbana e ambiental, com construção de novos banheiros e nova pavimentação. No viveiro serão plantadas 100 mil mudas nativas da região, como cajueiro, mangueira e ipês.

Ao todo, o projeto reúne mais de 30 obras e está orçado em R$ 13 milhões, com recurso do Banco Mundial e do Governo Federal. A previsão é de que, em cinco anos, todas as intervenções esteja concluídas.

Por: Nayara Felizardo
Mais sobre: