Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Justiça autoriza retomada de vendas do Piauí Cap

Comercialização estava proibida desde que foi deflagrada a Operação Trevo.

25/06/2015 17:45

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região autorizou nesta quinta-feira (25) a retomada das atividades de comercialização do Título de Capitalização Piauí Cap. As vendas estavam proibidas desde novembro do ano passado, quando foi deflagrada a Operação Trevo em vários Estados do Brasil. Além do Piauí Cap, foi autorizada por unanimidade a venda dos títulos de capitalização Pernambuco dá Sorte, Carimbó da Sorte, Alagoas da Sorte, Bahia dá Sorte, Goiás dá Sorte, Amazonas dá Sorte, Capixabacap e Paraíba Cap.

Foto: Maria Clara Estrêla/ODIA


A Operação Trevo foi deflagrada no dia 12 de novembro. A Polícia Federal investigava um esquema comandando pela empresa Pernambuco dá Sorte, com ramificações em oito estado, um deles o Piauí. O dinheiro arrecadado com a compra dos títulos de capitalização deveria ser destinado a instituições filantrópicas, mas grande parte ia para uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) em Belo Horizonte, o Instituto Ativa Brasil.

A entidade seria de fachada para fazer o dinheiro retornar à empresa. De acordo com a investigação, na contabilidade aparecia que 50% da arrecadação com a venda de títulos era destinada para a instituição filantrópica, mas apenas 1,67% do valor era, de fato, enviado.

Em Teresina, policiais federais cumpriram ordem de busca e apreensão na sede do Piauí Cap, na avenida Frei Serafim. Os agentes levaram um cofre e 15 caixas lacradas e identificadas com etiquetas escritas Promobem 2014 e Ativa 2014. Todos os documentos foram encaminhados para a sede da PF no Recife.

Mais sobre: