Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Velório de Júnior Araújo acontece a partir das 15h, no Clube dos Diários

Coletivo Salve Rainha convidou os artistas para se apresentarem durante velório e prestarem suas homenagens

30/06/2016 20:31

O velório de Junior Araújo vai acontecer a partir das 15h, no espaço Clube dos Diários. A informação foi confirmada pelo coletivo Salve Rainha. Antes, haverá um momento reservado apenas para a família. Pela manhã, a equipe funerária pegou o corpo  no HUT e realizou os procedimentos necessários. 

Na página do Facebook, o coletivo convidou os artistas, que durante todo esse tempo fizeram homenagens ao produtor cultural, para se apresentarem durante velório. "Estaremos nos despedindo fisicamente do Júnior/Chaguinha/ Júnior/Kency Porta", diz a nota. O público que participa das temporadas do Salém do público fiel do Salve Rainha, que nos acompanha a cada temporadaalve Rainha também deverá comparecer ao velório.

O enterro ainda não tem horário previsto para acontecer, mas será no Cemitério Jardim da Ressurreição.

Atualizada às 9h35

A Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) deu início na noite desta quinta-feira (30) ao processo de captação de órgãos do membro do coletivo Salve Rainha, Júnior Araújo.

Foto: Moura Alves/ODIA

Ele foi vítima de um acidente de trânsito ocorrido no último domingo. O irmão, Bruno Queiroz, que estava no mesmo carro atingido por um Corolla em alta velocidade, morreu na hora. O terceiro passageiro, Jader Damasceno, se recupera, mas ainda está internado no Hospital São Marcos e aguarda para fazer uma cirurgia na perna. O motorista Moaci Moura é foi quem provocou o acidente. Ele estava embriagado e há indícios de que tenha ultrapassado o sinal vermelho.

Júnior será encaminhado para o centro cirúrgico durante a madrugada. O horário mais provável da cirurgia será por volta das três horas da manhã e a previsão é que tenha uma duração de três horas. Pela gravidade do paciente e para dar mais agilidade ao processo, a cirurgia será realizada no próprio HUT. 


Leia também: Pai chora e diz que doar os órgãos do filho conforta 


A determinação do início da captação está condicionada aos horários dos voos que conduzirão os órgãos aos receptores compatíveis. Essa logística tem como objetivo maximizar a conservação dos órgãos captados, aumentando o sucesso dos transplantes. 

A equipe de captação de órgãos de Teresina já faz captação de fígado, rins e córneas. Essa é a segunda captação de órgãos realizada no HUT. As informações dos órgãos captados são disponibilizadas para as Centrais de Transplante de todo Brasil para que as mesmas consultem suas listas de espera e façam a busca por pacientes compatíveis e aptos a realizarem transplante.

O procedimento feito com Junior Araújo foi iniciado após o fechamento do protocolo de morte encefálica, a assinatura do termo de autorização de doação de órgãos pela família e a confirmação do paciente como um potencial doador, por meio de exames laboratoriais.


Por: Nayara Felizardo, com informações do HUT
Mais sobre: