Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reunião vai definir transferência de presos em 48 horas

Uma decisão da Central de Inquéritos do Piauí determinou que haja a transferência urgente dos presos.

11/06/2015 08:55

Uma decisão da Central de Inquéritos do Piauí decretou que haja, em caráter de urgência, a transferência de todos os presos detidos na Central de Flagrantes e delegacias de Teresina. De acordo com o documento, para garantir a normalidade dos serviços policiais, a decisão deve ser cumprida em 48 horas sob pena de multas diárias pelo descumprimento da decisão judicial.

No documento, assinado pelo Juiz Luís de Moura Corrêa, há uma série de fatos relatados pela procuradoria de justiça comprovando a falta de estrutura desses locais para custodiar presos. O relato também solicita a manifestação da Secretaria de Justiça para organizar a remoção dos detentos.

De acordo com o Delegado Geral, Riedel Batista, o pedido foi entregue a ele na manhã desta quinta-feira (11). Mas, apenas a partir de uma reunião que deve acontecer hoje (11), com os secretários de Justiça, Segurança e o Juiz Luís Moura é que deverá ser decidido o remanejamento dos presos. "Existem em média 60 presos na central de flagrante e com esse pedido emergencial temos 48 horas para cumpri-lo", afirmou Riedel. 

A decisão ainda alega que, com a abertura do Complexo Penitenciário no município de Altos, há sim a possibilidade de encaminhar os presos sem causar prejuízos ao sistema prisional pois existem 142 vagas no local e, apenas 40 presos foram transferidos. De acordo com o Secretário de Segurança, Fábio Abreu, há vagas no sistema para encaminhar os presos, inclusive para a penitenciária de Altos, inaugurada recentemente. 


Edição: Nayara Felizardo
Mais sobre: