Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Juiz dá prazo para União expor ações para preservar Parque Serra da Capivara

Em fevereiro deste ano, a Justiça Federal determinou que a União reservasse aproximadamente R$ 4,5 milhões para manutenção do parque, que é Patrimônio Cultural da Humanidade.

01/06/2016 02:28

Representantes da OAB-PI, ICMBio, Ibama, União, Iphan, Fumdham e da sociedade civil organizada estiveram reunidos na Câmara Municipal de São Raimundo Nonato para participar de audiência pública promovida pela Subseção da Justiça Federal, por meio do juiz Pablo Enrique Carneiro Baldivieso, a fim de reunir subsídios para decisão acerca da destinação dos recursos bloqueados, por meio de ação civil pública (ACP), para a manutenção e preservação do Parque Nacional da Serra da Capivara, bem como do seu patrimônio histórico, ambiental e cultural.

Em fevereiro deste ano, a Justiça Federal determinou que a União - por meio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - destinasse o montante de aproximadamente R$ 4,5 milhões para a preservação do parque, que é a maior área de concentração de sítios arqueológicos das Américas, e foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

“Vamos buscar hoje uma melhor forma de contribuir para a preservação do Parque, seja com a elaboração de um Plano de Manejo, com a dotação de recursos permanentes ou com a adoção de decisões inibidoras de ordem ambiental. Essa é uma decisão que tem um impacto muito grande não só para a sociedade piauiense, como brasileira e mundial, em razão da importância e relevância ambiental do Parque Nacional da Serra da Capivara”, afirmou o juiz Pablo Enrique Baldivieso, na abertura da audiência.

A secretária adjunta da OAB-PI, Élida Franklin, e a assessora jurídica Mayara Vieira representaram a instituição, autora da ACP, e reforçaram a legitimidade do pedido e a necessidade urgente dos recursos para a manutenção do parque. “Essa quantia é tão somente para a manutenção ordinária do Parque. A questão da conservação passa ainda pela cultura e pela importância que se dá para a pesquisa, que é a força motriz da Fumdham. Precisamos nos conscientizar para a necessidade de preservação e manutenção desse Parque. Não é possível que as pessoas não reconheçam a importância dele para a humanidade”, ressaltou Élida Franklin.

“Mais importante do que a liberação do valor é a elaboração do plano de manejo, porque uma vez realizado vai ficar consignado como vai haver a gestão do Parque, além de todas as questões que foram levantadas aqui. Então, essa é uma necessidade urgente para definir as diretrizes de proteção e manutenção”, afirmou a assessora jurídica Mayara Vieira.

Após considerar os pontos levantados pelos presentes, o juiz Pablo Enrique Baldivieso determinou que o ICMBio informe, no prazo de dez dias, quais providências tem tomado para a efetiva implementação do plano de manejo da unidade de conservação.

Em caso de descumprimento da determinação, o magistrado advertiu que será dada vista dos autos aos Ministério Público Federal (MPF), para solicitação de outras medidas que façam valer a decisão judicial.

O juiz federal determinou, ainda, a imediata transferência das verbas bloqueadas para conta vinculada ao processo. Ademais, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) deverão, também no prazo de dez dias, discriminar as medidas emergenciais noticiadas nos autos e durante a audiência pública.

Por fim, ficou decidido que a liberação dos recursos ocorrerá mediante manifestação do MPF.

Crise na Serra da Capivara

Há alguns anos, a arqueóloga Niéde Guidon, diretora da Fumdham, vinha reclamando da falta de apoio do poder público ao Parque Nacional Serra da Capivara. 

Este ano, com o agravamento da crise econômica no país, as dificuldades para administrar o parque atingiram o ápice, e Niéde avisou que, se providências não forem tomadas urgentemente, a Fumdham será obrigada a encerrar as atividades no parque.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: