Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Juiz dá 90 dias para o Estado construir creche na Penitenciária Feminina

Caso descumpra a decisão, o Estado terá que pagar multa diária de R$ 25 mil.

05/10/2015 15:37

O Estado do Piauí terá que construir, nos próximos três meses, uma creche para abrigar crianças maiores de 6 meses e menores de 07 anos dentro da Penitenciária Feminina. A determinação é do Juiz da 2ª Vara Criminal, Vidal de Freitas. Em setembro de 2014, o magistrado já havia concedido liminar no mesmo sentido, mas o Estado recorreu. Agora ação foi julgada, mas ainda cabe recurso.

Na sua decisão, ele acrescenta ainda que deve ser construída uma seção para gestante e parturiente, e que o Estado precisa contratar e manter médicos ginecologista/obstetra e pediatra dentro da unidade. Caso não cumpra a determinação judicial, o Estado terá que pagar multa diária de R$ 25 mil.

Segundo o juiz, a situação na Penitenciária Feminina é muito séria. “O filho fica preso junto com a mãe, sujeito a problemas de saúde e em um ambiente insalubre, ao lado de outras detentas. Algumas delas são fumantes”, destacou o magistrado.

Atualmente, ainda existem crianças juntos com as mães na Penitenciária Feminina, de acordo com Vidal de Freitas. Na semana passada, ele teve que conceder prisão domiciliar a uma mulher que estava presa com um filho de 2 meses. “O bebê teve problema de saúde e não poderia ficar naquele ambiente”, disse o juiz.


Leia mais:

Pelo menos dois bebês são mantidos dentro de celas na Penitenciária Feminina 

Bebê de detenta contrai grave doença de pele na cadeia 

Bebês vivem dentro de celas em presídio feminino do Piauí 


Na ação movida pela Defensoria Pública é citado o caso de uma mulher que foi presa com três meses de gravidez e ficou com o filho na penitenciária até ele completar dois anos e um mês de idade. O bebê adquiriu uma grave doença de pele que ainda não foi curada e nem diagnosticada. “Outra presa, grávida, veio a falecer quando transportada da Penitenciária para estabelecimento de saúde pública”, ressalta um trecho da sentença.

Em nota, a Secretaria de Justiça informou que o processo para construção da unidade materno-infantil da Penitenciária Feminina de Teresina aguarda parecer da Procuradoria Geral do Estado do Piauí (PGE-PI). Os equipamentos para a unidade já foram licitados e se encontram em fase de aquisição. Está prevista a compra de berços, bebê conforto, banheiras infantis, cadeira de alimentação para bebês, cercado infantil, poltrona para amamentação, balança, armário para vestiário de crianças, bem como o aparelhamento da parte médica para acompanhamento da saúde das crianças e das mães.

Mais sobre: