Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Jovens Escritores: novos passos para a leitura

O concurso deste ano terá como tema os 65 anos de atuação de ODIA no mundo das comunicações

31/05/2016 07:29

O Sistema O DIA de Comun i c a ç ã o lançou a 11ª edição do Concurso Jovens Escritores, iniciativa em parceria com a Fundação Quixote, entidade organizadora do Salão do Livro do Piauí. O projeto, que acontece paralelamente ao evento, estimula o hábito da leitura e da escrita em crianças e adolescentes. Neste ano, a novidade fica por conta da abertura de inscrições também para alunos acadêmicos. O Salão do Livro do Piauí acontece entre os dias 10 e 19 de junho. A premiação do concurso será realizada dentro da programação.


O concurso Jovens Escritores é uma ação que oportuniza a professores e a alunos de instituições públicas e privadas do Piauí a construção de saberes, cultivando a leitura e promovendo a produção textual. Entre seus objetivos está a valorização dos bons produtores de textos e o aprimoramento de suas habilidades de leitura e escrita. Para esta edição, a iniciativa traz como tema “Jornal O DIA”, em comemoração aos 65 anos de atuação do impresso.

"O Concurso Jovens Escritores é um projeto que muito nos orgulha. Por meio dessa iniciativa incentivamos à leitura, à escrita e ainda abrimos caminho para a descoberta de talentos. Este ano, no qual ODIA completa 65 anos de história, decidimos abordar a credibilidade, a contribuição e os desafios do veículo na contemporaneidade. Estamos, inclusive, recebendo a visita de escolas em busca de mais informações sobre ODIA para que os alunos possam ser orientados para a produção dos trabalhos”, explica Elizângela Carvalho, editora-chefe do Jornal ODIA.

A editora explica ainda que esse ano o Concurso Jovens Escritores contará com uma categoria especial voltada para estudantes de jornalismo. Os acadêmicos interessados em participar, deverão submeter um artigo. “Estamos pedindo um artigo de opinião sobre um tema muito pertinente na academia e, sobretudo, no exercício da profissão, que é a ética no jornalismo. Como este ano o Jornalismo de ODIA terá destaque no Concurso, não poderíamos deixar de enaltecer e premiar os trabalhos dos nossos futuros jornalistas”.

Além dos alunos de comunicação, o concurso também irá abrir espaço para a participação dos professores que organizam os trabalhos dos estudantes, orientando-os quanto à produção textual. O Professor Orientador poderá inscrever uma dissertação sobre o tema: “Jornal O Dia como fonte de estudo e pesquisa” e anexar apenas um único exemplar de sua produção ao material de seus orientandos. O melhor trabalho docente também será premiado e posteriormente publicado pelo Jornal O DIA.

Todos os trabalhos inscritos serão avaliados por uma comissão organizadora formada por membros da Fundação Quixote e do Jornal O DIA e os parceiros desse evento. Os critérios de avaliação dos textos, conforme o nível de escolaridade, e sem distinção entre Redes Pública e Privada de Ensino, segue as habilidades de escrita exigidas para as referidas séries a ser decidida pela Comissão Avaliadora. A premiação acontecerá durante o Salipi.

Na sua 14ª edição do Salão do Livro do Piauí traz como tema “Onde eu não estou as palavras me acham”, frase do poeta brasileiro Manoel de Barros. O evento neste ano irá homenagear ainda o escritor piauiense Álvaro Pacheco. Entre os destaques da programação de atividades estão os palestras do Ex- Kid Abelha Leoni e da Vlogueira carioca Jout Jout. O Salão acontece no Complexo Cultural Rosa dos Ventos na Universidade Federal do Piauí.

As inscrições vão até o dia 10 de junho

Poderão submeter produções alunos e professores que frequentam regularmente instituições públicas Municipais, Estaduais ou Particulares. As inscrições para a 11ª edição do Concurso Jovens Escritores acontecerão por meio do preenchimento do cupom veiculado no jornal O DIA e fichas volantes que devem ser entregues na sede do Jornal O DIA até o dia 10 de junho às 17h.

O concurso Jovens Escritores será realizado em seis níveis em acordo com a escolaridade dos inscritos e sem distinção entre as modalidades: nível I - 1º. ao 2º. ano com o tema “Desenhe a capa do jornal O DIA”; nível II – 3º. ao 5º.ano com o tema “O jornal O DIA e você”; nível III – 6º. ao 9º.ano com o tema “Como o jornal O DIA construiu a sua credibilidade”; nível IV – 1 º. ao 3º. ano do Ensino Médio com o tema “A relevância do jornal impresso e as novas tecnologias” e ainda o níveis V – Acadêmicos de Jornalismo e VI – Professor Orientador.

Não serão aceitos trabalhos cujas folhas de produção apresentem qualquer forma de identificação do Aluno, do Professor Orientador e/ou da Escola participante. O resultado dos trabalhos classificados será divulgado no dia 19 de junho, no Salipi. Entre as premiações para 1º, 2º e 3º colocados estão computadores, tablets e bicicletas.


Por: Yuri Ribeiro - Jornal O DIA
Mais sobre: