Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Jovens do Piauí e do Brasil criam novo conceito de sucesso na internet

Mobilizando milhares de pessoas, digital influencers se tornaram referência que se amplia com rapidez.

23/10/2016 10:57

É a era dos digital influencers na internet. Jovens que com criatividade e novas ideias conquistam a atenção de milhares de outros jovens através de uma linguagem direta e despojada. Eles estão em diversas plataformas, como Youtube, Twitter, Instagram, Blogs e Snapchat. 

Whindersoon Nunes, Kéfera, Thaynara OG, Felipe Neto e Bianca Andrade são apenas alguns exemplos das centenas de jovens que têm aberto esse novo caminho de sucesso e desejo para as novas gerações. 

Mobilizando milhares de pessoas, os digital influencers fazem parte de um novo conceito de sucesso e referência que se amplia com rapidez. Esses novos profissionais da web são verdadeiros formadores de opinião e, através do que compartilham, exercem uma influência comportamental e de mentalidade em seus seguidores. 

Por isso, também se abre o debate para entender o novo cenário: até que ponto as mensagens passadas pelos novos modelos de ídolos teens são benéficas para os jovens de forma geral? 

Whindersson Nunes 

Dono do maior canal do Youtube - plataforma de vídeos da internet, Whindersson Nunes é um piauiense de 20 anos que produz conteúdo para mais de 13 milhões de inscritos no seu canal. Contando com um crescimento vertiginoso, até o final desta reportagem, o número de fãs pode chegar a 14 milhões. Youtuber, humorista, cantor e compositor, o jovem piauiense tem nos bem-humorados diálogos acerca do cotidiano, o grande trunfo para o seu sucesso. 

Basta uma câmera e suas impressões sobre recortes da própria história ou de situações comuns da vida dos jovens para o humorista criar uma legião de fãs e galgar espaço na mídia convencional. 

Ele também lota apresentações em teatros por todo o Brasil com peças de stand up comedy. 

Thaynara OG 

Ao contrário dos demais cases de sucessos contemporâneos, a maranhense Thaynara OG não tem canal no Youtube ou blog pessoal. A fama da jovem de 24 anos é por conta da rede social Snapchat, onde com humor e criatividade ela chega a atingir quase um milhão de visualizações por dia. 

Usuária do Snapchat desde 2012, quando o aplicativo contava com um ano de vida, Thaynara passou a investir mais no seu perfil em 2015. Foram os vídeos engraçados em que comentava a rotina, dava conselhos e apresentava amigos solteiros aos seguidores, na tentativa de promover um romance, que a jovem ganhou visibilidade. 

Thaynara atingiu seu público com bom humor, desenvoltura e alguns poucos recursos de edição que o aplicativo disponibiliza, como zoom, filtros e textos sobre as imagens. 

Teresinense transformou hobby em uma profissão rentável e única fonte de renda 

Quando Gabriela Pinho entrou na universidade, em 2012, ela procurou algo que pudesse lhe proporcionar uma renda extra. À época, nunca imaginou que, alguns anos depois, seria do hobby de modelar e postar fotos nas redes sociais, a sua principal fonte de renda. A jovem, mais conhecida como Gabi Pinho, é uma das blogueiras mais requisitadas na cidade, expandindo sua atuação e se firmando no mercado de Teresina. 

Gabi Pinho ressalta que não é só de glamour que vivem os profissionais da área (Foto: Reprodução/ Instagram)

“Em 2012, eu fazia alguns trabalhos como modelo e sempre postava as fotos, mas sem intenção nenhuma. Mas eu já era e ainda sou seguidora, leitora, das maiores blogueiras aqui do Brasil e também de fora, só que eu jamais conseguia me ver fazendo o trabalho delas, achava que era impossível. Hoje, essa é minha profissão, trabalho exclusivamente com isso, minha renda é exclusivamente disso”, explica. 

Administrando um Instagram com mais de 95 mil seguidoras, a digital influencer mostra looks diferenciados, compartilha um pouco do seu estilo de vida e indica produtos para os seguidores. A linguagem é despojada, assim como se mostra a jovem. Passeando com estilos diferenciados, Gabi diz ser por isso a abrangência diferenciada que consegue ter do seu público seguidor. 

“Não tenho estilo único, meu estilo vai da funkeira, princesinha, mais largada, a mais formal. Gosto de vestir para me sentir bem, consigo pensar diferentes gostos, diferentes recursos. Mas sou uma pessoa alto astral e isso reflete no conteúdo que estou passando, eu me preocupo muito com a credibilidade, foi por isso que muita gente começou a me seguir, confia no que eu posto”, afirma. 

Público 

Do total de seguidores, 64% são mulheres e 36% homens, com idades entre 17 e 45 anos. “É um público consumidor, que gosta de novidades, ver o que está acontecendo no mundo da moda. Por isso, procuro dar inspirações para as pessoas e mostrar que podem se vestir de forma legal, sem abusar de preços ou outros exageros”, considera. 

A blogueira ressalta que dedicação e comprometimento são inerentes ao trabalho. E, diferente do que muitos acreditam, não é só de glamour que vivem os profissionais da área. “Eu trabalho com isso porque amo muito o que faço, mas o que as pessoas não sabem é que não tenho fim de semana, feriado, não se pode estar de mal humor. É preciso ter foco, determinação e levar a sério”, ressalta. A blogueira faz de 3 a 4 posts em suas redes diariamente, além de interagir e responder o público durante todo o dia.

Estudante têm crescimento inesperado de rede e decide investir em carreira digital 

Em pouco mais de quatro meses, a estudante Giulianna Fonteneles viu o público da sua rede social crescer 1500%. A surpresa abriu os olhos da jovem de 20 anos, que viu o momento como uma oportunidade de profissionalização. 

“Sempre fui de postar looks, gostar de dar uma identidade ao meu Instagram, foi quando uma foto minha meio que viralizou e tudo começou a partir daí”, explica. 


Giulianna investe em conteúdos voltados à moda e lifestyle (Foto: Elias Fontenele)

De cerca de 2 mil seguidores, a jovem passou a contar com quase 30 mil. Com o crescimento inesperado da rede, as parcerias para negócios começaram a ser mais frequentes. “Estou começando a investir no Instagram, transformei meu perfil em conta comercial, estou focando em um conteúdo com fotos profissionais e um acompanhamento especializado”, revela. 

Giulianna investe em conteúdos voltados à moda e lifestyle, com texto leve e bastante aproximação do seu público que, segundo as estatísticas disponibilizadas pela rede, são 90% de teresinenses. 

A afinidade com o conteúdo digital proporciona, diariamente, novas descobertas. “Sei que preciso de muito profissionalismo e determinação para alcançar meus objetivos e estou determinada a fazer acontecer”, pontua.

Confira esta reportagem especial na íntegra no Jornal O Dia deste domingo (23).

Por: Glenda Uchôa - Jornal O DIA
Mais sobre: