Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Jovem que forjou doença teria arrecadado cerca de R$ 20 mil reais em campanha

Zacarias fez exames no HUT, mas já recebeu alta e foi levado para a delegacia geral.

21/02/2015 11:51

O skatista Zacarias Godim Lins, que forjou doença de leucemia, deu entrada hoje pela manhã no HUT. O jovem alegou que estava com fortes dores de cabeça. Ele foi levado por familiares ao hospital, sendo acompanhado por policiais. Zacarias exibia uma aparência abatida e estava descalço. Ele passou por exames de tomografia e raio x mas, segundo a assessoria do hospital, não foi diagnosticado com nenhum problema.

Fotos: Reprodução/Whatsapp

Zacarias Godim recebeu alta por volta das 11h e foi levado para a delegacia geral, onde está sendo ouvido pelo delegado Carlos André, nomeado para presidir a investigação.

O jovem está prestando depoimento acompanhado de seus advogados que estão com uma sacola de exames em mãos. 

De acordo com o delegado geral, Riedel Batista, Zacarias teria arrecadado cerca de R$ 20 mil reais com a campanha. 

Os familiares do jovem estão sendo orientados a se manterem em silêncio. Mas seu irmão, Emanuel Castelo Branco, garante que Zacarias tem sim problema de saúde, mas que não se trata de leucemia. "Meu irmão está vomitando sangue frequentemente, sofrendo muitos desmaios e tendo fortes dores de cabeça. Ele está bastante abalado emocionalmente", afirma.

O jovem é acusado de ter fraudado laudos médicos, e falsificado a assinatura da médica, esposa do delegado geral, para comprovar uma doença inexistente. O caso foi descoberto ontem pela polícia e chamou a atenção em redes sociais. A polícia abriu um inquérito para investigar o caso.

Zacarias, juntamente com amigos, havia criado uma campanha de arrecadação de dinheiro para que conseguisse fazer um tratamento da suposta doença de leucemia em São Paulo. Além de mobilizar a imprensa em prol da campanha, Zacarias teria conseguido também apoio de empresários, grupos de igrejas e famílias inteiras que estavam dispostas a ajudar.

As pessoas que foram lesadas pela campanha, devem registrar um boletim de ocorrência e, na segunda-feira, devem procurar pelo delegado Carlos André, na delegacia geral.

A Associação Teresinense de Skatista divulgou um nota, na qual repudia a atitude do jovem. A entidade iria participar de um evento neste sábado, em São Luís-MA, organizado por Skatistas Maranhenses, com o objetivo de angariar fundos para ajuda-lo. 


Veja a nota na íntegra:

A Associação Teresinense de Skate – ATS vem a público, em nome dos skatistas de Teresina e região, diante dos acontecimentos envolvendo o jovem Zacarias Gondim Lins, manifestar repudio e indignação com as atitudes tomadas pelo mesmo.

Zacarias iniciou sua vida como skatista na pré-adolescência, por volta do ano 2006 na região do bairro Dirceu. Dada sua condição de vulnerabilidade e risco social, o mesmo foi prontamente assistido por skatistas que integram a ATS. Zacarias é de família pobre, criado pelos avós, não tinha contato com o pai e recebia apenas uma assistência material da mãe, que era uma pessoa doente, ele vivia na rua em busca de diversão e encantou-se com o skate quando a ATS organizou eventos na região do bairro Dirceu. 

Ele é mais uma vitima da nossa sociedade doente formada por projetos familiares falidos. Zacarias, o menino magrinho sempre risonho e cheio de energia que conhecemos no passado, transformou num grande mentiroso. Desde sempre percebia-se que aquele menino guardava no peito uma vontade de ter coisas que sua família não podia lhe dar, mas os amigos mais próximos sempre buscavam lhe encorajar para os estudos, para o trabalho e para o esporte, porque amigo sempre confia no amigo.

Ontem, quando veio a tona a noticia de possível fraude, todos os amigos e conhecidos relutaram em acreditar, porque nenhum skatista que soube da suposta doença de Zacarias cooperou para essa farsa, mas todos foram vitimas desse jovem desequilibrado que o Zacarias tornou-se. Ele ludibriou e enganou a todos, até mesmo os amigos mais íntimos que chegaram a procurar a ATS para que nos posicionássemos e buscassemos formas de oferecer ajuda. 

A diretoria da ATS é formada por jovens batalhadores, muitos já pais de família, e todos estávamos sensíveis ao problema de Zacarias, mas aguardávamos o momento certo para ajudar. Hoje aconteceria um evento em São Luís-MA, organizado por Skatistas Maranhenses com o objetivo de angariar fundos para ajuda-lo. Graças a Deus que a farsa veio à tona e os amigos maranhenses e toda a sociedade foi poupada do vexame e de uma tragédia maior, porque skatistas não são atletas, skatistas são crianças, jovens e adultos que tem no peito uma vontade enorme de superação e formamos uma grande família espelhada pelos quatro cantos do mundo.

Gostaríamos de manifestar nossa tristeza com relação a divulgação dos fatos como a vinculação do nome “skatista”, pois isso fere a imagem dos esportistas e do esporte que tem feito uma diferença positiva em nossa sociedade e reafirmamos aqui que nenhum cidadão skatista colaborou ou apoia ideias e atitudes desvirtuadas como essa. E que o mesmo caiu na cilada da cobiça e por fraqueza de caráter, não por ser um skatista.


Edição: Nayara Felizardo
Por: Aldenora Cavalcante (estagiária), com informações de Nayara Felizardo
Mais sobre: