Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Jornal O Dia completa 65 anos informando com credibilidade

Aniversário do primeiro impresso do Piauí é comemorado por profissionais e figuras ilustres do Estado.

01/02/2016 13:32

Esta segunda-feira (1º) é um dia importante para todos aqueles que fazem o Jornal O Dia. O impresso comemora 65 anos desde a sua fundação, acumulando décadas de dedicação a contar a história dos piauienses com isenção e responsabilidade. Mais de 18.310 edições depois, a data continua sendo celebrada como um marco, uma vez que lembra o início da circulação de exemplares do primeiro jornal diário do Piauí. O aniversário do impresso é celebrado por alguns profissionais do estado.

João Rodrigues, coordenador de comunicação do estado do Piauí, comentou sobre a importância que o Jornal O Dia assume no âmbito local. Para ele o impresso realiza bem o seu papel de levar às suas páginas informação de credibilidade, capaz de despertar a opinião pública. Diz ainda que, além de contribuir socialmente com a democracia, é motivo de orgulho para os leitores.


João Rodrigues, coordenador estadual de comunicação: "o Jornal O Dia está incluso na imprensa de bem"

“O Jornal o Dia, sem dúvida alguma, está incluso na imprensa do bem, produtiva e que leva pontos positivos ao leitor. Levanta questionamentos fundamentais para promover a democracia e o debate. Leva informações que geram opiniões. Isso é importante para a gestão. No momento em que as ações do governo são expostas a população passa a saber. Ao me ver, é mais que um importante meio de comunicação, é uma marca histórica, algo que você olha e vê que faz parte do cotidiano construtivo da cidade. Merece ser preservado e nós piauienses temos orgulho”, afirma.

Fernando Said, Secretário de Comunicação do Município, compartilha da mesma opinião. Ele destaca que a qualidade do material jornalístico é uma das marcas do jornal. “Além da tradição e da história que o Jornal O Dia possui no meio social, a gente tem que levar em consideração a qualidade e o nível de informação que se revestem em uma excelente forma de informação e prestação de serviço para nossa gente. Desejo cada vez mais sucesso na missão de bem informar o leitor”, ressaltou.


Fernando Said, secretário municipal de comunicação: "a tradição, história e prestação de serviço"

A tradição e o comprometimento com um jornalismo sério e responsável também são lembrados, durante as comemorações de 65 anos de O DIA, por Segisnando Alencar, Presidente do Conselho Administrativo da TV Clube. Para ele, o impresso tem um legado e deve ser reconhecido como um meio de comunicação importante para o Estado.

“Valmir Miranda e a família estão dando uma excelente continuidade ao ideal do Coronel Miranda, por isso estão todos de parabéns. São 65 anos de dedicação e comprometimento junto ao piauiense. O resultado desse trabalho é um belo veículo de comunicação, que é fácil de ler e que informa da melhor maneira, com seriedade e responsabilidade. É com certeza uma referência para os piauienses”, disse.

Já o deputado estadual Luciano Nunes destaca que a história do Piauí tem contribuições do trabalho desenvolvido pelo Jornal O Dia ao longo desses anos. “Congratulo a todos que fazem o jornal. São 65 anos, sua história se confunde com a história do Piauí e de Teresina, pela cobertura e acompanhamento que faz das notícias do nosso estado de forma sempre independente e imparcial”.


Luciano Nunes, deputado estadual: "São 65 anos de muita história que se confundem com a história do Piauí"

Conteúdo

A forma como as notícias são expostas é um dos atrativos que conquista os leitores de O DIA. Dilma Pontes de Brito, professora na cidade de Parnaíba e integrante da Academia Piauiense de Letras, destaca que o conteúdo é o principal motivo que a leva a ser assinante do impresso.

“Gosto do Jornal O Dia por que ele é atualizado e completo. As páginas têm de tudo. Traz política, sociedade, artistas da cidade, gastronomia e moda. É um jornal importante porque ele também é crítico, apresenta fatos para o leitor emitir opiniões sobre”, afirmou.

A também professora Vilma Pinheiro viu no conteúdo de O Dia, um motivo para fazer uma assinatura. Ela conta que diariamente leva os cadernos para a sala de aula.  “Quando fiz a assinatura do jornal, como professora de língua portuguesa, achei importante a comunicação do Jornal. Dentro dele vemos toda a divulgação de conteúdo que interesse à população.  Vejo nos vários cadernos, utilidade para vários os níveis. Abro o jornal e tenho a certeza que vou encontrar uma boa reportagem”. Destaca.

Layout

Abrindo as comemorações pelo aniversário de 65 anos, o Jornal O Dia anunciou hoje a mudança no seu projeto gráfico. A mudança já pode ser vista nas páginas do impresso e poderá ser acompanhada ao longo da semana. O novo layout inclui modificações nas colunas e sessões especiais. De acordo com Elizângela Carvalho, editora-chefe de O DIA, o projeto, desenvolvido pelo diretor de arte Alcides Júnior, mantem a tradição do jornal e apresenta elementos modernos e leves.


Elizângela Carvalho, editora-chefe do Jornal O Dia: "nosso maior desejo é apresentar O Dia com um layout que repeitasse a história de credibilidade do jornal"

“Ao completar 65 anos, nosso maior desejo era apresentar O DIA com um layout que respeitasse a história de credibilidade do jornal junto ao Estado, mas que também conferisse ao impresso um ar renovado. Neste 1º de fevereiro enaltecemos nossa história a partir de todas as histórias que contamos todos os dias e renascemos para os próximos 65 anos com a missão de continuar buscando novas histórias para contar. Agradecemos muito ao diretor de arte Alcides Júnior, responsável pelo novo projeto gráfico, que traduziu em diagramação nossas ideias. Além disso, agradeço aos ‘palpites’, como ele mesmo diz, do nosso amigo André Gonçalves, que também ajudou a dar o norte do novo projeto", pontuou Elizângela.

Por: Yuri Ribeiro - Jornal O Dia
Mais sobre: