Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Interno é morto por colega em centro de reabilitação para usuários de drogas

Conselho Estadual de Políticas de Combate às Drogas afirma que centro não tinha autorização para funcionar.

02/05/2017 14:09

Um interno de um centro de reabilitação para dependentes químicos foi assassinado por um colega nesta segunda-feira, 1º de maio. A vítima foi morta a golpes de foice.

O centro fica localizado num povoado na zona rural norte de Teresina, e não estava autorizada a funcionar pelo Conselho Estadual de Políticas de Combate às Drogas, conforme informou à reportagem do portal O DIA o presidente da entidade, o pastor José Gouveia.

"Muitas pessoas têm se levantado com muita boa vontade para ajudar o próximo, mas existe uma legislação específica que precisa ser seguida, e não é só de boa vontade que a coisa vai funcionar. Nós tivemos conhecimento dessa situação e eu fui tentar me informar sobre o que estava acontecendo. Então, nós descobrimos que essa instituição esteve desativada por quase dois anos e ela não estava credenciada nem junto ao nosso conselho nem junto à Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas", detalha José Gouveia.

O presidente do conselho informou, ainda, que o centro de reabilitação estava sendo gerenciado por uma pessoa que é leiga na área de atendimento a dependentes químicos, embora tenha reativado o centro com a melhor das intenções.

"Ele deveria ter nos procurado se ater à legislação, para só então começar a trabalhar com o centro. E existem outras instituições que estão funcionando de forma irregular. Instituições que não deixam monitores cuidando dos seus acolhidos. Nós fomos informados também que há centros de reabilitação onde os acolhidos mais velhos ficam cuidando de outros acolhidos. Por isso nós orientamos que essas instituições procurem o conselho para que sejam regularizadas", acrescentou Gouveia.

O presidente do conselho disse, ainda, que vai apresentar ao Ministério Público do Estado a lista com todas as instituições que estão credenciadas para atuar na reabilitação de usuários de drogas, de maneira a permitir que o órgão "tenha ciência de quem está trabalhando de acordo com a lei, e tome as providências necessárias junto àqueles centros que não estão credenciados", conclui.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: