Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Internauta registra em vídeo, possíveis maus tratos de animais em Zoonoses

No registro de 19 segundos, é possível escutar cachorros agonizando de dor

10/03/2015 17:16

Em vídeo compartilhado nas redes sociais, a internauta Daíza Mello faz um desabafo sobre como os animais são tratados no Centro de Controle de Zoonoses. No registro de 19 segundos, postado ontem (09) em seu perfil, é possível escutar cachorros agonizando de dor.

O Centro é responsável por cuidar de animais abandonados, oferecendo vacinas contra doenças e recolhendo animais domésticos em condições precárias de saúde ou criados irregularmente. Entretanto, Daíza afirma em sua postagem, que a realidade dentro do Zoonoses é outra. “O Zoonoses é nada mais nada menos do que um matadouro de animais muitas vezes sadios. Estou chocada sim”, escreveu.

Daíza identifica o Centro como um “matadouro oficial”, em que é possível ver cães vivos sendo obrigados a conviver com outros já sacrificados, e afirma que o pouco tempo que ficou dentro do local foi o suficiente para ela ficar abalada com as situações precárias dos animais e resolver pedir ajuda aos seus amigos na internet, a fim de denunciar o caso.

Casos de maus tratos aos animais são considerados abuso ambiental e devem ser denunciados a polícia. A quem pratica esse tipo de crime, a detenção é de 3 meses a um ano de multa, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº. 9.605/98), e detenção de 15 dias a seis meses ou multa, de acordo com o Código Penal.

Procurada, a veterinária gerente do Zoonoses, Oriana Bezerra Lima, afirmou que o Centro de Controle de Zoonoses segue todos os procedimentos e métodos de eutanásia em animais, determinados pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, e que o vídeo que está sendo compartilhado não corresponde a realidade.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Aldenora Cavalcante (estagiária)
Mais sobre: