Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bombeiros tentam apagar último foco de incêndio na Serra da Capivara

Segundo o major Egídio Leite, o fogo deve ser totalmente controlado nesta segunda-feira; incêndio começou no último sábado e ganhou força ontem

23/10/2017 11:20

O incêndio de grandes proporções que se alastrou pelas imediações do Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, está perto do fim. É o que garante o Major Egídio Leite, oficial do Corpo de Bombeiros de Teresina. 

Segundo ele, resta apenas um foco de incêndio. “Um oficial sobrevoou a área. Ele acredita que, ainda hoje, como já é diminuto o foco, o fogo será controlado e extinto”, disse o major Egídio.

Paisagens do Parque Nacional Serra da Capivara foram ameaçadas pelo fogo (Foto: André Pessoa)

Ainda não é possível afirmar como se iniciou o fogo, nem a extensão da destruição causada pelas chamas. Ainda ontem (22), o fotógrafo André Pessoa disse que um morador da região havia assumido que perdeu o controle das chamas ao tentar limpar um terreno para fazer roça. O incêndio teria iniciado desde sábado e, neste domingo, tomou proporções preocupantes.

A prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro (PP), disse que a situação ficou mais dramática para a Serra da Capivara quando as chamas se aproximaram do Baixão das Andorinhas, área que fica próximo ao parque. O fogo se aproximou da região durante o domingo, mas segundo a prefeita, o avanço foi controlado com a chegada de brigadistas vindos do Maranhão para dar apoio às equipes locais. “A situação foi controlada durante a madrugada, mas já soube que na manhã de hoje avançou novamente, por conta do vento, e foi controlada em seguida”, disse a prefeita. 


Saiba mais:

Incêndio de grandes proporções ameaça Serra da Capivara 


Segundo ela, o avanço do fogo sobre a região do Baixão das Andorinhas gerou grande preocupação da pesquisadora Niéde Guidon. “É uma região de difícil acesso. É uma serra, não tem como chegar com carros, e o combate tem que ser por via aérea”, disse Carmelita. 

Equipes do ICMBio, Ibama e do Prevfogo começaram o combate ao incêndio, além dos guardas da Serra da Capivara e de uma guarnição do Corpo de Bombeiros, que contou com um helicóptero. Brigadistas vindos do Maranhão foram chamados para dar apoio. 

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: