Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Incêndio de grandes proporções ameaça Serra da Capivara

Como na região não há unidades do Corpo de Bombeiros, o incêndio começou a ser combatido apenas por equipes do ICMBio e do Prevfogo, ligado ao Ibama.

22/10/2017 15:42

Um incêndio de grandes proporções nas imediações do Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, ameaça a fauna e a flora da região, além de estar colocando em risco a vida de moradores de comunidades próximas, como o povoado Serra Vermelha.

Como na região não há unidades do Corpo de Bombeiros, o incêndio começou a ser combatido apenas por equipes do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e do Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), órgão do Ibama que atua na política de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o território nacional.

Por volta das 15h30 deste domingo (22), o fotógrafo André Pessoa, que mora em São Raimundo Nonato, informou ao portal O DIA que, além da devastação provocada na floresta, a fauna da região também já estava sendo afetada pelas chamas.

Imagens feitas pelo fotógrafo André Pessoa mostram a mesma área antes (no início deste ano) e depois do incêndio que ocorre na região (Fotos: André Pessoa)

O fotógrafo André Pessoa registrou no final da tarde deste domingo imagens do incêndio que consome a Serra da Capivara; chamas ainda não foram controladas e pessoal que trabalha no combate ao fogo é reduzido (Fotos: André Pessoa)

"Eu estava na Amazônia, e estou acabando chegar em São Raimundo Nonato. Estou indo agora até o local do incêndio para ver como está a situação. A brigada da região está toda empenhada nesse trabalho para debelar o fogo, que ainda está bem forte [...] O fogo já está perto de um povoado chamado Serra Vermelha, e se chegar em cima da chapada a situação fica muito séria. O incêndio já está causando uma devastação na fauna. Os macacos estão aflitos e a situação está bem grave", detalhou André Pessoa, que é conhecido nacionalmente por fotografar as belezas naturais do Parque Nacional Serra da Capivara e de outros pontos turísticos naturais pelo país.

Um morador de um povoado já teria assumido a responsabilidade pelo incêndio. "Ele disse que foi colocar fogo numa roça no assentamento Serra dos Gringos, e acabou perdendo o controle das chamas", detalha André Pessoa.

O incêndio teria iniciado desde o sábado, e neste domingo tomou proporções preocupantes.

Além dos funcionários do ICMBio e do Prevfogo, uma equipe dos bombeiros comandada pelo coronel Predmam está atuando no combate ao incêndio. Mas o número de homens ainda é muito reduzido, e várias pessoas ligadas à causa ambiental e à preservação do Parque Nacional Serra da Capivara estão fazendo uma campanha nas redes sociais para que mais brigadistas da região, bem como populares, desloquem-se até o local do incêndio para auxiliar no combate às chamas.

A campanha também pede à população que ajude através da doação de alimentos e outros suprimentos para os brigadistas e voluntários que estão atuando na região.

Imagem à direita também foi registrada no final da tarde deste domingo (Foto: André Pessoa)

No início da noite, em entrevista ao portal O DIA, a defensora-pública Lívia de Oliveira Revorêdo, que atua em São Raimundo Nonato, disse que a situação é preocupante. 

Ela afirma que, durante toda a tarde deste domingo, apenas 16 brigadistas atuaram no combate ao incêndio, e as chamas estavam se aproximando com muita velocidade da área do parque.

O Parque Nacional Serra da Capivara foi inscrito pela Unesco como Patrimônio Mundial, sendo uma área de conservação ambiental e arqueológica.

Confira outras fotos do incêndio na região da Serra da Capivara, postadas nas redes sociais:

Um conjunto de chapadas e vales abrigam sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres, além de outros vestígios do cotidiano pré-histórico.

Há também uma rica diversidade de fauna e flora, sendo o habitat de uma população de primatas pertencentes a uma subespécie de macacos-prego que está ameaçada de extinção.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: