Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Incêndio atinge canavial da Fazenda Lira em Amarante

Fazenda pertence à Cachaça Lira. Só em agosto, o Piauí já contabiliza mais de mil focos de queimadas. Número é quase metade do acumulado do ano.

21/08/2018 16:54

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros se encontra na cidade de Amarante, a 160 Km de Teresina, tentando combater um incêndio de grandes proporções que atinge o canavial da Fazenda Lira, produtora da tradicional Cachaça Lira no Piauí. O fogo começou por volta das 13 horas, mas ainda não se sabe quais foram as suas causas.


Foto: Somos Notícia

De acordo com o tenente Juarez Júnior, do Comando de Socorro do Corpo de Bombeiros, a guarnição já conseguiu controlar cerca de 50% das chamas, impedindo que elas se alastrassem para a quase totalidade do terreno. A maior dificuldade, segundo ele, é que a vegetação encontra-se seca devido ao tempo quente, característico deste período do ano, e isso acaba facilitando a combustão.


Foto: Somos Notícia

“As folhas secas tendem a queimar mais facilmente, por isso as chamas começam poucas, mas em um intervalo de tempo curto, conseguem se espalhar por uma área mais extensa. Nosso trabalho aqui não é só apagar o fogo, mas resfriar o local atingido pra evitar novos focos”, explica o tenente.

Além da guarnição dos Bombeiros, funcionários da Fazenda Lira também ajudam a combater as chamas, que atingem somente a plantação. Não há relatos de ninguém ferido no incêndio, os danos são apenas materiais.

Piauí já registra mais de mil focos de incêndio em agosto

O boletim atualizado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) traz um dado alarmante para o Piauí durante o período de B-R-O-Bró. Somente neste mês de agosto, já foram registrados no Estado 1.146 focos de incêndio em vegetação. Este número é quase metade do acumulado ao longo do ano, que é de 2.823 focos.

Estes números colocam o Piauí como o quinto estado brasileiro em número de focos de incêndio em 2018. O primeiro é o Mato Grosso, que já contabiliza 7.209 focos, seguindo do Maranhão, com 3.803 focos; do Tocantins, com 3.665 focos; e do Pará, com 3.133 focos de incêndio.

Para efeito de comparação, os 2.823 focos de incêndio em vegetação registrados no Piauí de janeiro a agosto deste ano já correspondem a pouco mais de 90% do total de focos registrados em 2014, que foi de 3.119. O município piauiense de Floriano figura entre as cidades brasileiras com mais focos acumulados em 2018, com um total de 313 registrados. Porto Velho, em Rondônia, é a cidade do país com a maior quantidade de focos de incêndio contabilizados este ano (719).

A situação se tornou ainda mais preocupante nos últimos cinco dias no Piauí, segundo aponta o relatório do Inpe. O Estado conta com dois municípios na lista dos 10 com o maior número de focos acumulados entre a última quinta-feira (16) e o esta segunda-feira (20): só em Floriano, foram identificados 17 focos da semana passada até o início desta semana; e em Baixa Grande do Ribeiro, foram identificados 22 focos no mesmo período. Só ontem, Floriano registrou seis focos e Baixa Grande do Ribeiro, cinco.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: