Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Impasse atrasa pintura da sinalização horizontal da Avenida Frei Serafim

O serviço depende da definição de como será organizado o trânsito na avenida após a liberação da Ponte do Meio. Reunião deve definir mudanças

26/11/2015 07:05

No último mês de outubro, o ODIA acompanhou a obra de recapeamento da Avenida Frei Serafim. O serviço já foi finalizado, mas a via continua sem sinalização horizontal. Isto porque, depende da definição de como será organizado o trânsito na avenida após a liberação da Ponte do Meio. Por conta disso, a via está sem a sinalização que divide as faixas exclusivas de ônibus para as outras de fluxo normal.

Foto: Assis Fernandes/ODIA

Segundo o coordenador de Asfaltamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Daniel Pereira, o ideal é que a sinalização horizontal da Avenida Frei Serafim fosse colocada 30 dias após a conclusão dos serviços. Mas, por conta do fluxo elevado via, a sinalização seria colocada 20 dias após término da obra, no fim do mês de outubro.

“Já passaram os trinta dias de secagem do asfalto e a sinalização não poderia ter sido feita nesse período. O que acontece é que, por conta da obra da ponte, a Strans está discutindo como vai ficar a nova sinalização horizontal com o desvio da rota de ônibus, que deve passar pelo meio da via. Não adianta colocar agora para modificar depois”, explica Daniel.

Já a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) informou que vai se reunir, ainda essa semana, com a Secretaria do Governo do Estado, responsável pela obra da ponte, e com a Coordenação de Asfalto da Semduh para estabelecer como será o trajeto das novas faixas exclusivas para ônibus e taxistas com passageiros.

Ainda segundo o órgão, a nova sinalização horizontal com linhas divisórias deve começar a ser feita na semana que vem, logo após a definição dos trajetos.

Reclamações

Enquanto a sinalização não é concluída, muitos motoristas se confundem e podem ser multados caso utilizem a faixa exclusiva de ônibus, pois, segundo a Strans, a fiscalização continua e os motoristas devem se orientar pela sinalização vertical.

Flávio Braga trabalha na Prefeitura de Luzilândia, a 240 quilômetros da Capital, e está de passagem por Teresina. Segundo ele, o trânsito na Avenida Frei Serafim está confuso. “Para quem não conhece a via, fica complicado seguir na faixa correta. Espero que eu não tenha sido multado”, disse.

Já o motorista José de Brito costuma passar pela Frei Serafim de cinco a seis vezes por dia e tem acompanhado a situação. “O que eu acho mais estranho são as multas e a fiscalização constante. Fico pensando nisso porque a bagunça está sem limites e muitos são os veículos que usam a faixa de ônibus, já que não há sinalização”, comenta.



Por: Pedro Vitor Melo e Virgiane Passos - Jornal O DIA
Mais sobre: