Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Imepi fiscaliza vendas de artigos natalinos

Fiscais do órgão estão percorrendo lojas na Capital e no interior para retirar das prateleiras os produtos que apresentem irregularidade

01/12/2016 06:51

A proximidade das festas de final de ano fez com que o Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) intensificasse o trabalho de fiscalização do comércio de artigos natalinos. O período é um dos mais importantes do setor varejista e, por conta disso, os fiscais percorrem lojas na Capital e no interior com objetivo de retirar das prateleiras os produtos que apresentem algum tipo de irregularidade.

“Desde a última semana, começamos a intensificar a fiscalização desses produtos que são mais comercializados no período natalino, como luminárias, pisca-piscas e outros artigos de decoração. Fiscalizamos através do nosso setor de qualidade para saber se esses produtos, que estão sendo vendidos, possuem o selo de classificação do Inmetro”, explica o diretor geral do Imepi, Maycon Danilo, que ressalta a importância do selo como garantia de qualidade.


Consumidores devem ficar atentos ao selo do Inmetro (Foto: Arquivo O Dia)

Alimentos

Além dos produtos de decoração, nesta época do ano, a fiscalização do Imepi também é voltada aos produtos alimentícios típicos, como panetones, peru, uva passa, entre outros. O objetivo é garantir que os consumidores não sejam prejudicados no que diz respeito às medidas. “Analisamos o aspecto quantitativo, para saber se, de fato, a quantidade que está exposta na embalagem é a quantidade real do produto”, esclarece.

Sanções

Os produtos que apresentam irregularidades são retirados das prateleiras e o proprietário da loja e o fabricante são notificados para prestar esclarecimentos. Dependendo da gravidade do caso, uma multa pode ser aplicada. “Nossos fiscais vão percorrer, durante todo o mês, as lojas da Capital e do interior. Os produtos apreendidos vão ser encaminhados para análise e, caso se confirme a irregularidade, os responsáveis são punidos”, explica o diretor geral do Imepi, Maycon Danilo.

Denúncias

Os consumidores também podem contribuir com a fiscalização do Imepi através de denúncias de irregularidades encontradas no comércio. As denúncias podem ser realizadas através do telefone 3229- 2612 ou pessoalmente na sede do Imepi, localizada na Avenida Barão de Gurguéia, 3336, zona Sul de Teresina.

Por: Natanael Sousa - Jornal O Dia
Mais sobre: