Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Igreja católica discute participação na política

"œVamos aprofundar o diálogo e a colaboração entre a "˜Igreja e a Sociedade", disse o arcebispo de Teresina.

14/06/2015 08:08

A Arquidiocese de Teresina reuniu ontem políticos e segmentos da sociedade civil para discutir “O Desafio para o Cristão diante do Cenário Político Atual”. O evento contou com a participação de especialistas como a promotora Leda Diniz e os professores Roberto Freitas e Carlo Humberto. O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), o senador Elmano Ferrer (PTB-PI) e a vice governadora Margarete Coelho (PP) marcaram presença no encontro, realizado no Centro Pastoral Paulo VI.

Na ocasião, o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, falou sobre a relação da igreja católica com o exercício do poder político. “Vamos aprofundar o diálogo e a colaboração entre a ‘Igreja e a Sociedade’ e oferecer àqueles (as) que desempenham funções políticas e representativas na administração da vida pública, espaço educativo que anima a cidadania, à luz do Evangelho”, pontuou Dom Jacinto.

Roberto Freitas lembra dos casos de corrupção que assolam a política brasileira

Para a vice-governadora Margarete Coelho, o seminário é importante para mostrar que a política é de todos e incentivar a presença “de pessoas do bem” a entrarem na política. “A politica tem que ser de todos. Ficou estigmatizada como coisa de alguns, principalmente daqueles que não querem o bem do Estado, que estão ali para tratar de interesses pessoais impróprios. Trazer para o seio da igreja essa discussão é importantíssimo, porque a política só vai melhorar, quando pessoas de bem e do bem entrarem para politica”, pontuou a vice-governadora.

O professor Roberto Freitas, em discurso, lembrou dos casos de corrupção que assolam a política brasileira e apontou problemas na forma como as discussões são conduzidas na política. Ele também criticou as penas brandas para condenados em casos de corrupção e possíveis formas de burlar a lei.

Já o prefeito Firmino Filho (PSDB) considerou a importância da igreja católica na discussão das mudanças pelas quais passam o Brasil. “Temos grandes desafios, é fundamental que através do debate possamos ter como escolher os rumos corretos fazer avançar nossa sociedade”, disse o gestor.

Por: João Magalhães - Jornal O Dia
Mais sobre: