Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Idosa está internada e precisa de doação de sangue O-

Maria de Jesus precisa de oito bolsas de sangue para fazer uma traqueostomia

21/02/2015 13:03

[Equivocadamente, a notícia original informava que o tipo de sangue era O+, quando na realidade é O NEGATIVO. A informação errada foi fornecida pela própria família, por engano. E a correção da matéria foi feita às 19h22]

A aposentada de 82 anos, Maria de Jesus Cornélio Sousa, está internada há mais de 20 dias na UTI devido a uma apendicite suturada e a uma septicemia, mais conhecida como infecção generalizada. Ela precisa passar por um procedimento cirúrgico de traqueostomia, mas suas plaquetas no sangue estão muito baixas. Devido a isso, seus familiares estão pedindo doações de sangue tipo O-.

Maria de Jesus vinha sofrendo com fortes dores no início do ano, mas devido a Alzheimer, não sabia dizer exatamente aos familiares o que estava sentindo. Ao ser levada ao hospital, os médicos descobriram o quadro grave.

Para cuidar da infecção generalizada, Maria de Jesus foi submetida a uma cirurgia, mas voltou a ser internada, dessa vez, tendo que ser entubada. Ela está respirando com ajuda de aparelhos há 15 dias, quando o recomendável seria apenas 10. Devido a isso, a idosa está com a boca ferida e possivelmente verá seu quadro piorar por conta dos machucados causado pelos aparelhos.

De acordo com sua neta, Carla Caroline de Sousa, a taxa de plaquetas no sangue da avó está 29 mil, quando o necessário para que ela possa fazer a cirurgia de traqueostomia para retirada dos aparelhos de respiração, seria 100 mil plaquetas. “Recebemos doações de duas bolsas de sangue semana passada, mas a quantidade não foi o suficiente para que fosse possível fazer a traqueostomia. Para que essa taxa seja atingida, precisamos de oito bolsas”, afirma.

Para fazer a doação de sangue, as pessoas devem se dirigir ao HEMOPI e informar o nome completo da paciente e o local de internação: Maria de Jesus Carneiro, internada na UTI do Hospital Itacor.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Aldenora Cavalcante (estagiária)
Mais sobre: