Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Idealizador do Salve Rainha vai receber Medalha do Mérito da Renascença

Júnior Araújo causou burburinho na cena cultural do Estado. Seu nome vai batizar também o Museu da Imagem e do Som de Teresina.

14/10/2016 16:20

O jornalista e produtor cultural Francisco das Chagas Araújo Júnior, idealizador do Coletivo Salve Rainha, será agraciado com a Medalha do Mérito da Renascença. A Medalha é concedida a personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que tenham se tornado dignas de gratidão, admiração e reconhecimento por parte do povo e do Governo do Piauí.

Nascido em 1984 na cidade de Muriaé (MG) e criado em Teresina, Júnior Araújo desenvolveu trabalhos como fotógrafo e produtor cultural que conquistaram os piauienses. Mas foi com a criação do Coletivo Salve Rainha, seu projeto mais sonhado, que ele movimentou a cena cultural do Estado, levando arte e beleza aos locais “abandonados e invisíveis” no cenário urbano, através de intervenções e apresentações artísticas.


O idealizador do Coletivo Salve Rainha será agraciado, em homenagem póstuma, com a Medalha do Mérito da Renascença, a ser entregue pelo governador Wellington Dias

No mês passado, o Coletivo Salve Rainha completou dois anos de existência com a realização de uma bienal que reuniu artistas da terra e atraiu um grande público ao Parque Cidadania, onde o grupo mantém um quiosque, o Café Sobrenatural, uma das últimas conquistas de Júnior a frente do Salve Rainha. 

A solenidade de entrega da Medalha do Mérito da Renascença vai acontecer no Teatro 4 de Setembro, as 19 horas do próximo dia 19 de outubro, na presença do governador Wellington Dias, responsável pela entrega da honraria.

Morte e legado

Júnior faleceu no dia 29 de junho deste ano, três dias após sofrer um grave acidente automobilístico causado por um motorista que trafegava sob efeito de álcool e em alta velocidade, na Avenida Miguel Rosa. O irmão de Júnior, Bruno Queiroz, também perdeu a vida no acidente. Eles estavam na companhia do jornalista e também membro do Salve Rainha, Jader Damasceno, único sobrevivente. 

A morte de Júnior causou comoção nos piauienses, chamando a atenção para um problema grave que são as imprudências ao volante por parte de alguns motoristas e a necessidade de leis mais duras na legislação do trânsito. Durante três dias internado na UTI do HUT, Júnior lutou pela vida, mas não conseguiu resistir aos traumas causados pela forte pancada que recebeu na cabeça no momento da colisão. Sua arte, no entanto, permanece viva, sendo perpetuada pelo Coletivo Salve Rainha e reconhecida pelos piauienses.

Após o falecimento de Júnior, a Prefeitura de Teresina anunciou que vai homenageá-lo batizando o Museu da Imagem e do Som do município com seu nome. 

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: