Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

IBGE: 53% das moradias no Piauí são inadequadas para viver

Pesquisa está na 6ª edição dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável Brasil 2015.

19/06/2015 17:55

Mais da metade dos domicílios no Piauí (53%) não têm as condições adequadas de moradia, segundo a 6ª edição dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) Brasil 2015, divulgada nesta sexta-feira (19), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa considera inadequados os domicílios em que pelo menos um dos pré-requisitos não eram atendidos: até dois moradores por dormitório, existência de rede geral de esgoto ou fossa séptica, coleta de lixo direta ou indireta e rede geral de água.

O Piauí está em 4º lugar no ranking por região e o 13º em nível nacional entre os Estados que menos têm moradias dignas para viver. A região Norte é a que registra os piores índices, com Amapá ocupando o primeiro lugar no ranking nacional. Na outra ponta, o Estado de São Paulo é que o que mais oferece domicílios adequados para moradia, mais de 80%.

Saneamento ambiental

Um dos pré-requisitos para a moradia digna é o acesso da população ao saneamento ambiental. Este mesmo aspecto foi considerado pelo IBGE para fazer outro levantamento: índice de internações por doenças relacionadas ao saneamento inadequado.

De todos os Estados do Brasil, o Piauí é o 2º com maior taxa de pessoas que adoeceram nessas condições. Em 2012, o índice foi de 6 a cada 10 piauienses internados por falta de condições adequadas de saneamento.

Aids

O levantamento do IBGE também revelou que aproximadamente um a cada 71 piauienses tinham sido diagnosticados com Aids no ano de 2012. A taxa de incidência é de 14 por cada 1 mil habitantes no Estado. O índice é o 3º maior do Nordeste, mas o 10º menor do Brasil.

Mais sobre: