Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Hospital Universitário realiza primeiras cirurgias cardiovasculares

Dois procedimentos cardíacos foram feitos no decorrer da semana.

26/03/2015 07:16

O Hospital Universitário (HU), inaugurado em novembro de 2012, está realizando, desde a semana passada, cirurgias cardíacas. Na última sexta-feira (20), o primeiro paciente cirúrgico precisou trocar a válvula responsável pelo correto funcionamento do coração, mandando e recebendo sangue para todos os órgãos do corpo. A válvula foi substituída com sucesso e o paciente teve uma recuperação imediata. 

Foto: Assis Fernandes/ODIA

Quem conduziu a cirurgia foi o médico cirurgião e professor da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), José Lira, que é o responsável pelas cirurgias cardiovasculares no HU. Ele destaca que o hospital possui grande capacidade técnica e excelente estrutura física. 

“Na sexta-feira, operamos o primeiro paciente que tinha 42 anos e apresentava um grande defeito na válvula mitral. Ele não conseguia mais realizar atividades simples do dia a dia porque faltava ar, ou seja, o coração não funcionava adequadamente. Então, foi internado e fez todos os exames e avaliações aqui, como o cateterismo e eletrocardiograma. Nós temos, hoje, todo o ciclo que permite o diagnóstico e o tratamento do paciente clínico ou cirúrgico”, explica. 

Segundo o cirurgião, a equipe responsável pelo procedimento é toda composta por profissionais capacitados pela Ufpi. “O paciente já está na enfermaria, ansioso para ir para casa, o que deve acontecer ainda amanhã de manhã. Não houve nenhuma intercorrência negativa na evolução do paciente”, afirma. 

Na terça-feira (24), aconteceu o segundo procedimento cirúrgico no HU. A cirurgia vascular foi feita em uma idosa de 64 anos, cujo problema se encontrava na válvula aórtica, que estava muito desgastada. “Também não houve nenhum problema. A cirurgia foi tranquila e seguramente a paciente sairá da UTI amanhã, irá para a enfermaria e deve seguir uma vida próxima do normal”, disse. 

Segundo o médico José Lira, na próxima semana, estão previstas mais duas cirurgias e os pacientes já foram contatados. “A sociedade tem mais esse ponto de apoio para tratamento de suas patologias do coração. Estamos nos preparando para, cada vez mais, atendermos a demanda de pacientes cardiopatas do SUS que é grande”, conta. As cirurgias tiveram duração aproximada de 5 horas e contou com uma equipe de oito profissionais. Cerca de 30% da população piauiense possui cardiopatias.

Mais informações na versão impressa do Jornal O Dia desta quinta-feira (26).

Por: Priscila Florêncio - Jornal O Dia
Mais sobre: