Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Homem aparece em vídeo iniciando incêndio em frente a condomínio

Oficial do Corpo de Bombeiros comenta que é raro haver provas, mas que população deve procurar a polícia para denunciar

17/10/2016 11:28

No último sábado (15) um vídeo feito por uma câmera de segurança da guarita de um condomínio localizado na zona Leste de Teresina flagrou o momento em que um homem não identificado ateia fogo a entulhos na calçada oposta. O vídeo mostra que grande número de incêndios ocorrido nas últimas semanas em Teresina pode ter origem humana.

“É como nós desconfiávamos. E se ocorre na zona urbana, ocorre também na zona rural”, opina o major Veloso, do Corpo de Bombeiros. Ele afirma que o caso precisa ser investigado pela Polícia, mas que pelas imagens é possível ver a intencionalidade do ato. “É visível a ação dele. No nosso entender, isso é crime".

Nas imagens, o fogo se alastra e toma a calçada de ponta a ponta, provocando uma forte cortina de fumaça. Além dos moradores do condomínio, ´no terreno que foi incendiado também moram pessoas, que foram vítimas das chamas. As chamas ficam altas o suficiente para atingir a fiação elétrica. Segundo o major, Chesf e Eletrobrás também têm tido grandes prejuízos com esse tipo de ação criminosa.

Diante do caso, major Veloso ressalta a importância da prevenção. “Além do crime de começar  o fogo, o vídeo mostra outros crimes, como jogar lixo ali na calçada, e a vegetação também estava bem alta. Quer dizer, se não tivesse o que queimar, não teria acontecido”, comenta.

O major Egídio, também do Corpo de Bombeiros, afirma que ainda não se sabe a exata motivação para o crime, mas diz que “quem faz esse tipo de coisa, com certeza que não é bem intencionado”. Ele comenta que é raro haver provas da autoria de um incêndio, e que a população deve acionar a polícia civil, para que os casos sejam investigados.“A nós, do Corpo de Bombeiros, cabe apagar as chamas”.

A Secretaria de Segurança montou uma Força Tarefa para combater incêndios na região metropolitana de Teresina. O Secretário Fábio Abreu transferiu o gabinete para a Expoapi, de onde passa a coordenar as ações em conjunto com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, o Exército, o Ibama e as secretarias de Meio Ambiente. A Força Tarefa foi reforçada com duas aeronaves cedidas pelos Estados do Ceará e Pará. 

A delegacia de Meio Ambiente, coordenada pela delegada Bruna Fontinele, foi designada para investigar a autoria das queimadas.                        



Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: