Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

HGV realiza novo mutirão de cirurgias e atende 27 pacientes neste sábado

Segundo a Sesapi, em pouco mais de um ano mais de mil pacientes já passaram por procedimentos cirúrgicos em mutirões do HGV.

17/09/2016 14:48

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza neste sábado (17) mais um mutirão cirúrgico simultâneo em duas especialidades, com o objetivo de reduzir o tempo de espera de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam por um procedimento eletivo.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), 27 pacientes foram operados nas especialidades de ginecologia e cirurgia vascular neste sábado. Foram 21 cirurgias ginecológicas, sendo 12 histerectomias abdominais e vaginais, duas cirurgias para correção de incontinência urinária, duas exereses de cistos vaginais, duas colpoperineoplastias , duas oforectomias (tratamento de cistos de ovários), e uma vulvectomia (retirada de lesão de vulva).

Em pouco mais de um ano, mais de mil pacientes já foram submetidos a cirurgias em regime de mutirão no HGV.

A lavradora Josélia Cardoso, 45 anos, do município de Barro Duro, a 95 km de Teresina, é uma das pacientes atendidas hoje. Por causa do mioma no útero, ela sofre muito sangramento e não consegue levar uma vida normal. 

Na área vascular, estavam previstas para o mutirão seis angiografias em pacientes com doença vascular oclusiva periférica. Segundo o cirurgião vascular Nilo Luiz, uma vez diagnosticada a doença, é necessário realizar o procedimento para evitar sequelas e complicações, como a amputação das pernas.

Um dos pacientes beneficiados na ação foi o agricultor José Faustino de Oliveira, 57 anos. Há cerca de um mês o agricultor apresentou fortes dores na perna direita. Depois de ficar internado no Hospital de Urgência de Teresina Professor Zenon Rocha (HUT), ele foi transferido para o HGV e hoje passou pela angiografia.

Estão participando do mutirão da ginecologia os cirurgiões Pedro Vitor, Simone Madeira, Herbert Menezes, Eid Coelho, Virginia Araújo e os anestesistas André Gadelha e Liana Pires.

Na área Vascular atuaram o cirurgião Nilo Luiz, o enfermeiro Wallace Silva, os técnicos em enfermagem Ana Clara, Mário José, Maria da Cruz, e o técnico em radiologia Raimundo Aguiar.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: