Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

HGV passa a realizar exames de videoenteroscopia por duplo balão

Técnica permite a visualização total do intestino delgado, possibilitando a avaliação de estruturas não visualizadas pelos exames tradicionais

21/06/2016 15:25

A Secretaria de Saúde do Piauí anunciou nesta terça-feira que o Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi mais uma vez pioneiro na implantação de um serviço de alta complexidade, ao disponibilizar pela primeira vez no Piauí o exame por videoenteroscopia por duplo balão.

“Com essa moderna tecnologia, o HGV incorpora mais um procedimento avançado em endoscopia digestiva, disponível somente em alguns centros especializados do país”, destaca o coordenador do Serviço de Endoscopia do HGV, Carlos Dimas.

Segundo Dimas, a técnica permite a visualização total do intestino delgado, possibilitando a avaliação de estruturas não visualizadas pelos exames tradicionais. Dura, em média, de 40 a 90 minutos, e consiste na introdução, por via oral ou anal, do enteroscópio (tubo flexível) que transmite imagens em alta resolução para um monitor, que também são gravadas.

“Agora temos condições de visualizar, em tempo real, todo o intestino delgado e diagnosticar, com mais precisão e segurança, as possíveis patologias existentes. Bem como realizar intervenções terapêuticas como retirada de pólipos, tratamento de hemorragias, dilatação de segmentos estreitados e fazer biópsias de lesões”, finaliza o coordenador.

Quatro procedimentos foram feitos na última sexta-feira (17), com a participação do médico gastroenterologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Cláudio Hashimoto, que auxiliou e orientou os profissionais do HGV na realização dos primeiros exames.

Fonte: HGV
Edição: Cícero Portela
Mais sobre: