Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

HGV faz mutirão de catarata senil para atender 28 pacientes

Segundo a Sesapi, mutirões do HGV reduziram o tempo de espera na fila de cirurgias em 51,2%.

14/01/2017 09:30

O Serviço de Oftalmologia do Hospital Getúlio Vargas (HGV) promove neste sábado (14) mais um mutirão, com a meta de realizar procedimentos cirúrgicos em 28 pacientes.

São 14 homens e 14 mulheres, todos com catarata senil. Este será o segundo mutirão de cirurgias realizado pelo HGV em 2017, e, segundo a Secretaria de Saúde do Estado, já estão programadas mais duas forças-tarefas cirúrgicas para os próximos sábados, nas especialidades de cirurgia geral e ortopedia.

Hospital Getúlio Vargas (Foto: Jailson Soares / O DIA)

A diretora-geral do HGV, Clara Leal, diz que os mutirões fazem parte do programa de aceleração de cirurgias eletivas implantado pela Sesapi. "Essas ações têm sido positivas para a redução do tempo médio de espera por um procedimento cirúrgico no hospital e ajudaram na redução da fila em 51,2%", destaca Clara Leal.

Alessandra Silveira, coordenadora da Clínica Oftalmológica do HGV,  explica que a catarata é o embaçamento de uma parte do olho que era transparente, o chamado cristalino. “O cristalino funciona como uma lente que ajuda as imagens a tornarem-se nítidas. Quando ele fica opaco a pessoa passa a ter dificuldades em enxergar. O único tratamento é o cirúrgico. Na cirurgia, o cristalino é substituído por lentes”, completa a médica.

A ação contará com a participação das cirurgiãs Alessandra Silveira e Namir Clementino, dos anestesistas Silvio Roberto Alves e Abílio Carlos Serzedo, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: