Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

HGV atende 30 pacientes em mutirão de cirurgia ortopédica

O terceiro mutirão do ano nessa especialidade será realizado neste sábado (18).

17/02/2017 19:06

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) promove, neste sábado (18), o terceiro mutirão de cirurgia ortopédica, com a expectativa de atender cerca de 30 pacientes do Ambulatório Integrado e da Urgência.  Este ano, o HGV já realizou seis mutirões em diversas especialidades, atendendo 208 pessoas.

O pedreiro Raimundo Rodrigues, 43 anos, do município de Piracuruca, é um dos pacientes que participará do mutirão deste sábado. Ele sofreu um acidente de moto em 2012 e já passou por 10 cirurgias, sendo quatro delas no HGV. O pedreiro conta que, por causa do acidente, está a cinco anos afastado de suas funções e sobrevive do recurso que recebe do auxílio doença. "Espero voltar logo a trabalhar, tenho um filho pequeno para sustentar", desabafa Raimundo.

Hospital Getúlio Vargas (Foto: Jailson Soares / O DIA)

A cirurgiã ortopédica Ayrana Soares, que participa do mutirão, explica que a maior demanda é de pacientes do Ambulatório do HGV para retirada de fixador externo. “São pacientes com lesão óssea, que foram vítimas de traumas em acidentes e que, na Urgência, foram submetidos a procedimentos para colocação de fixadores externos e depois são encaminhados para o HGV para realizar cirurgias reparadoras de alta complexidade para restabelecer algumas funções perdidas em decorrência do trauma”, explica a especialista.

A iniciativa, segundo a diretora-geral do HGV, Clara Leal, faz parte de um conjunto de medidas, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), para ampliar a capacidade de atendimento do hospital e reduzir o tempo de espera por cirurgias ortopédicas e outras especialidades.

Participam do mutirão ortopédico, os cirurgiões Wilson Rodrigues (coordenador), Francisco das Chagas, Neomar Soares, Glauson Nascimento, Ayrana Soares, Raul Macêdo, Francisco Fábio e José Sampaio.

Cirurgias

Os mutirões de cirurgias do HGV já beneficiaram 1.500 pacientes em 2016 em diversas especialidades.  Isso contribuiu para uma redução na fila em 70% e na diminuição do tempo de espera por um procedimento.

Fonte: Sesapi
Mais sobre: