Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Grupo de 16 detentos é flagrado durante tentativa de fuga em presídio de Picos

Os detentos conseguiram serrar e quebrar o cadeado das celas.

04/04/2016 11:12

Vários detentos da Penitenciária João de Deus Barros, em Picos, foram detidos durante uma tentativa de fuga na noite deste domingo (03). O grupo de 16 detentos ainda conseguiu fazer um buraco na parede do presídio, mas foram flagrados por agentes que estavam de plantão e perceberam a movimentação.

De acordo com o diretor jurídico do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho, os detentos eram das celas 9 e 10 do Pavilhão A, e conseguiram serrar e quebrar o cadeado das respectivas celas.

"O fato foi detectado por volta das 21:00h, em uma ronda de rotina por parte dos agentes plantonistas. Na cela 9, os presos serraram a grade, e na 10 quebraram o cadeado. Foram notados quando haviam quebrado a parede de tijolos já na parte superior. Um dos detentos já estava no teto, e os outros ficaram soltos no pátio, sendo um total de 16 presos", repassou Vilobaldo.

Fotos: Divulgação/Sinpoljuspi

Barras de ferro serradas das celas foram usadas para quebrar parede da penitenciária e como armas. Segundo Vilobaldo, até lâminas de barbear são usadas para serrar parte das grades. Alguns dos presos que tentatam fuga são considerados de alta periculosidade. Do grupo, três são de Teresina, e foram para a Penitenciária direto da Central de Fragrantes.

Atualmente, a Penitenciária de Picos opera com superlotação, já que foi pensada para atender 140 presos, mas já abriga 416 detentos. O Sindicato critica a quantidade de funcionários responsáveis pela demanda, alegando que por plantão somente 5 ou 6 agentes fiscalizam o local, e pede a criação de um concurso público para mais agentes, e a construção de uma nova unidade.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Marcos Cunha (estagiário)
Mais sobre: