Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo teme perder concessão em Teresina

Estado tenta obter documentos exigidos pela Justiça para criar Instituto das Águas.

29/04/2016 07:08

Com a judicialização do processo em que o Estado, através de Parceria Público Privada, que contratar uma empresa para gerenciar o sistema de abastecimento de água e esgotos de Teresina, o Governo teme perder a concessão que possui, através da Agespisa, para gerir os serviços em Teresina.

De acordo com a Superintendente de Parcerias e Concessões do Estado, Viviane Moura, a Procuradoria Geral do Estado está empenhada em levantar todas as informações solicitadas pela Justiça e resolver, ainda neste semestre, o problema da licitação. Ela explicou que o Governo continua investindo na ideia do Instituto de Águas do Piauí como autarquia para cuidar do processo.

Viviane Moura explicou que hoje são necessários grandes investimentos para melhorar o abastecimento de água e tratamento de esgoto na capital e que a Agespisa, não tem realizados esses investimentos. O Governo alega que a empresa não tem condições de levantar recursos porque apresenta muitas dívidas, o que impede a empresa de contratar financiamentos.

O caminho apresentado pelo governador Wellington Dias (PT), desde o início de seu terceiro mandato, é colocar o Instituto de Águas para funcionar e a primeira missão do órgão, seria contratar uma empresa privada para realizar os serviços na capital.

O Instituto chegou a lançar edital de licitação, mas o Ministério Público e Sindicatos que representam os servidores da empresa conseguiram na Justiça, suspender o processo licitatório. A Prefeitura de Teresina vem cobrando do Governo, uma posição definitiva para solucionar os problemas da falta de água na capital, argumentando que a Agespisa não tem comprido o acordo com o Município.


Por: João Magalhães - Jornal O DIA
Mais sobre: