Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo libera R$ 3 mi para comprar folgas de bombeiros e combater incêndios

Defesa Civil vai ceder cinco carros-pipa, o Exército Brasileiro cederá 10 militares e mais duas viaturas de pequeno porte para atuarem no combate ao fogo no Estado.

13/10/2016 13:04

O governador Wellington Dias se reuniu com representantes do Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Defesa Civil para discutir formas de combater mais efetivamente a grande quantidade de incêndios que vem sendo observada no Estado nas últimas semanas. Só nas duas primeiras semanas do mês, a região da Grande Teresina concentrou mais de 50 focos de incêndio, principalmente nas rodovias. Diante disso, o Governo do Estado autorizou a liberação de R$ 3 milhões para comprar folgas de bombeiros e aumentar o efetivo no combate ao fogo.

Fotos: Assis Fernandes/O Dia

No momento, 15 homens do Corpo de Bombeiros, divididos em três viaturas, já estão em campo tentando conter o fogo nas cercanias de Teresina. No entanto, visando aumentar a efetividade dos atendimentos, o Exército Brasileiro cederá 10 militares de sua tropa para se somarem aos 15 bombeiros. Esses militares serão distribuídos nas necessidades que se apresentarem durante o dia de serviço. O Exército também vai ceder duas viaturas de pequeno porte que permite trabalhar com um número reduzido de homens, aumentando, assim, a mobilidade até os locais das ocorrências.

Já a Secretaria de Defesa Civil está disponibilizando cinco carros pipa para dar suporte ao combate dos incêndios. “Estamos disponibilizando toda a estrutura necessária para podermos auxiliar nesse combate. A estrutura do Corpo de Bombeiros está em contato com a Defesa Civil, mas os municípios, através de suas comissões especiais, também entrar em contato com a Secretaria para solicitar reforço, quando necessário, e nós colocaremos toda a estrutura nossa estrutura para atuar nesse sentido”, afirma o secretário de Defesa Civil, Hélio Isaías.

Para o comandante dos Bombeiros, coronel Carlos Frederico, um dos fatores que mais têm contribuído para a quantidade absurda de incêndios registrados nas últimas semanas é a seca prolongada que vem assolando o Piauí há seis anos. O coronel explica que a vegetação, nesse caso, se torna altamente vulnerável às ordens temperaturas por conta da baixa umidade. Por conta disso, a corporação está mantendo contato direto com o IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) para poder atuarem juntos na amenização dos efeitos desta estiagem.

“Isso tudo é meio que consequência natural desse processo. Nós precisamos de ajuda não só faz forças especializadas, mas também da própria comunidade, pedindo, novamente, que evitem atear fogo em lixos ou terrenos baldios, porque as chances das chamas se alastrarem e tomarem proporções maiores é muito superior neste período”, explica o coronel.

Índices preocupantes

Entre os dias 1º e 12 de outubro, o Corpo de Bombeiros informou que houve 60 ocorrências de fogo no mato, 16 em terreno baldio, seis incêndios em residências e cinco em estabelecimentos comerciais. Desde o início do ano, foram 673 atendimentos realizados. Os dados referem-se somente a Teresina.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 2016 o Piauí teve 5.253 focos de incêndio identificados até hoje (13). Somente nos 12 primeiros dias de outubro, foram identificados 966 focos em todo o Estado.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: