Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo lança programa de distribuição de sementes e mudas

Governo lança programa de distribuição de sementes e mudas

18/01/2017 14:45

A governadora em exercício, Margarete Coelho, participou nesta terça (17), na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), de solenidade alusiva ao início da distribuição de sementes e mudas, voltadas a pequenos agricultores, para a safra 2017.

Solenidade de entrega de sementes e mudas na sede da SDR.( Foto: Benonias Cardoso)

São 210 toneladas de feijão, 100 toneladas de sementes de milho, 500 mil raquetes de palma forrageira e 1 milhão de mudas de caju. A ação irá beneficiar 45 mil famílias de agricultores familiares, em todos os 224 municípios piauienses. Para tanto, foram investidos R$ 5.549.000 pelo Governo do Estado, através da SDR.

Para o produtor rural do município de Monsenhor Gil, João Pessoa da Silva, a chegada das sementes fortalece a agricultura local. “Essas sementes chegam em boa hora. Após 5 anos de seca, a chegada dessas sementes são um alento para o agricultor. Os roçados já estão prontos e agora iremos plantar”, destaca João.

“A agricultura familiar está na base da nossa alimentação. Hoje estamos aqui distribuindo sementes e mudas para que possa a agricultura familiar produzir e isso tudo retornar para a nossa mesa como alimentos de boa qualidade”, comemora Margarete Coelho.

Solenidade de entrega de sementes e mudas na sede da SDR.( Foto: Benonias Cardoso)

De acordo com o secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, a sementes serão repassadas para as gerências regionais do Emater, de onde serão distribuídas para os municípios. “O planejamento é de que as entidades de cada município possam cadastrar agricultores familiares que sejam beneficiados por programas sociais do governo federal ou estadual e que possuam o documento de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) ”, explica.

O início da distribuição de sementes iniciou, nessa segunda-feira (16), nos municípios de Bom Jesus e Corrente. De acordo com levantamento feito pela equipe da SDR, 17 regionais do Emater já receberam sementes de milho e continuam recebendo as sementes de feijão. Os pontos de recebimento das regionais de Picos, Canto do Buriti, Teresina e Pedro II já receberam as mudas de caju. Já as raquetes de palma forrageira devem chegar na próxima semana na região semiárida do Piauí.

Mais sobre: