Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo Federal vai devolver 300 Km de estradas federais ao Piauí

A manutenção dos trechos da BR-020 e da BR- 404 serão responsabilidade do Estado.

16/05/2015 09:04

Apesar da política de contenção de gastos que o Governo do Estado planeja executar, a partir do ano que vem ele vai receber a responsabilidade por cuidar de quase 300 km de estradas federais, o que pode atrapalhar a redução de despesas que tanto Wellington Dias (PT) tem planejado. A manutenção dos trechos da BR-020, de São Raimundo Nonato e Simplício Mendes, e da BR- 404, de Piripiri a divisa com o Ceará, vai ser de responsabilidade do Governo Estadual. 

De acordo com o superintende estadual do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Piauí, Sebastião Ribeiro Braga, em 2002, o Governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), através da medida provisória 82/2002, repassou a 15 estados a responsabilidade por cerca de 14,5 mil quilômetros. No entanto, após discussões e protesto de governadores que assumiram mandatos em 2003, o Governo Lula acabou vetando a medida e em 2006 assumiu temporariamente a responsabilidade pelo recapeamento e manutenção dos trechos. 

"O problema é que esse temporariamente vem de 2006 até o próximo ano, e agora, por conta de medidas do ajuste fiscal que preveem a redução de investimentos, a União não vai prorrogar mais os efeitos dessas medidas e os estados vão receber as rodovias. Acredito que a questão será judicializada, porque muitos governadores alegam que isso não passou pelas Assembleias Legislativas”, disse Sebastião Ribeiro Braga.

Apesar dos dois trechos de rodovias no Piauí estarem em boas condições, a manutenção dos cerca de 300 km deve gerar um custo anual muito alto ao Governo Wellington Dias (PT). Até agora, tanto o Governo Federal quanto o Estado, estão com dificuldades e não querem aumentar ainda mais as despesas.

Por: João Magalhães - Jornal O DIA
Mais sobre: