Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo anuncia fim da greve dos técnicos da Uespi, mas sindicato nega

Sindicalista afirma que categoria ainda precisa dar aval a tabela salarial apresentada pelo Governo, o que deve ocorrer em assembleia realizada na segunda-feira.

25/05/2016 18:52

O Governo do Estado anunciou, no final da tarde desta quarta-feira (25), que os técnicos administrativos da Universidade Estadual do Piauí decidiram suspender a greve no setor administrativo da instituição, acatando a proposta apresentada pela Secretaria de Administração e Previdência.

A categoria está em greve há mais de um mês, e, para encerrar o movimento, que prejudica o funcionamento da universidade, o Governo se comprometeu a fazer um reajuste na faixa salarial dos técnicos administrativos, além de encaminhar para a Assembleia Legislativa, até final de julho, um novo Plano de Cargos e Salários.

Segundo o secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva, esse plano vai ser aprovado em 2016 para entrar em vigor em 2017. "Entendo que é um primeiro passo. A expectativa é que a parte burocrática, andamento de processos, vida funcional de alunos e servidores volte ao normal. É um sinal de avanço com a comunidade universitária. Nosso anseio é que na próxima segunda-feira, dia 30, na conversa que vamos ter com os professores, a categoria também possa voltar às atividades e não prejudicar o semestre dos alunos da Uespi", afirma Franzé.

A informação de que a greve dos técnicos chegou afim, contudo, foi desmentida pela presidente do Sindicatos dos Trabalhadores da Universidade Estadual do Piauí (Sintuespi), Leda Simone Mesquita.

Ela afirma que esta decisão só será tomada na próxima semana, numa assembleia unificada, com professores, técnicos administrativos e estudantes da Uespi. "Na assembleia realizada nesta quarta-feira nós apenas decidimos que vamos ficar com a tabela que o Governo nos propôs. Apenas na próxima segunda-feira é que nós vamos definir se encerramos ou não a greve", afirma Leda Mesquita.

Categoria está "injuriada, triste e insatisfeita" com a proposta do Governo

Leda Mesquita afirma que a categoria não ficou satisfeita com a nova tabela salarial proposta pelo Governo Wellington Dias (PT), mas os trabalhadores estão sendo obrigados a aceitá-la, sob pena de ficarem sem reajuste em 2016. "A tabela que o Governo nos ofereceu foi a tabela equiparada aos técnicos da Secretaria de Educação. E nós só aceitamos porque ou a gente aceitava ou ficava de fora. Mas, na realidade, nós somos técnicos diferenciados, porque a gente trabalha numa universidade, atuando com graduação, pesquisa e extensão. O nosso trabalho é diferente de um técnico que trabalha num colégio, por exemplo. Essa tabela não nos contempla de jeito nenhum, porque estamos desde 2013 sem ter um reajuste salarial. Pelo contrário, a categoria está injuriada, triste e insatisfeita. Mas diante da cruz e da espada a gente ficou com a cruz", afirma Leda Mesquita.

A sindicalista ressalta que a situação dos trabalhadores é tão lamentável que há casos de técnicos que terão um aumento de apenas R$ 40 em seus contra-cheques, pela nova tabela.

Ainda conforme dados do Sintuespi, hoje a universidade estadual possui 362 técnicos administrativos, dos quais 171 têm vencimento básico inferior ao salário mínimo, que só é atingido na remuneração total graças às complementações salariais.

Além de apresentar a tabela salarial, o Governo também garantiu que vai pagar as promoções e progressões dos técnicos no mês de junho.

Negociação com professores

Para os professores, o Governo do Estado se comprometeu a fazer as promoções dos profissionais com mestrado e doutorado, bem como as mudanças de níveis, divididas em duas parcelas, observando o impacto financeiro que será gerado à universidade. "Seria uma parcela em junho e a outra em outubro deste ano", promete Franzé.

O Governo também firmou um compromisso de constituir uma comissão que irá fazer a minuta do edital do novo concurso para professores efetivos da Uespi, uma das principais demandas na pauta apresentada pelos professores.

Segundo o secretário de Administração, esse edital será lançado assim que for concluído o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da Uespi..

De acordo com Franzé, o governador confirmou investimentos de R$ 25 milhões para melhorar a estrutura da Uespi e ampliar em 25% a quantidade de bolsas oferecidas aos alunos. Hoje são, em média, 800 bolsas, e o governador autorizou aumentar para mil bolsas.

"O primeiro pedido dos professores era retirar a Uespi da Lei Geral de Lotação. Isso já foi atendido pelo governador. Nossa expectativa agora é que os professores também possam voltar ao trabalho na segunda-feira, dia 30", afirma Franzé.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: