Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governador e prefeito assinam decreto de emergência devidos às queimadas

Piauí é o terceiro estado do Brasil em número de queimadas, com 1.721 focos registrados.

18/10/2016 14:35

O governador Wellington Dias (PT) assinou, na tarde desta terça-feira (18) o decreto de emergência nos municípios de União, Curralinhos, Picos, Santana do Piauí, Palmeirais, Nazária, José de Freitas e na zona Rural de Teresina. O documento estava preparado desde ontem, mas somente hoje foi oficializado. A publicação no Diário Oficial do Estado será feita amanhã.

Em Teresina, o prefeito Firmino Filho (PSDB) também irá assinar decreto de situação anormal. A decisão foi tomada em reunião com os secretários de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Habitacional, na manhã desta terça. O documento está sendo finalizado pela setor jurídico da prefeitura.

Fotos: Assis Fernandes/ODIA


O decreto irá permitir a reconstrução imediata das casas de três famílias. Os imóveis ficam no povoado Vicente de Baixo e foram destruídos pelo fogo na semana passada. Além de agilizar a aquisição de material para a obra, o documento também auxilia no serviço de abastecimento de água, pois algumas áreas ficaram sem energia e as bombas pararam.

Em nível estadual, o decreto assinado pelo governador também tem como objetivo agilizar a contratação de serviços de emergência, dispensando os processos licitatórios que demorariam entre três e quatro meses para serem concluídos.

O documento assinado por Wellington Dias destaca que o Piauí é o terceiro estado do Brasil em número de queimadas, com 1.721 focos registrados e considera, ainda, o agravamentos da situação devido às condições climáticas e meteorológicas.

Por: Nayara Felizardo
Mais sobre: