Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governador decreta situação de emergência em 40 municípios

A situação está mais agravada na região do semiárido, em especial nas regiões da Serra da Capivara, Vale do Guaribas e Itaueira

24/01/2017 14:02

O governador Wellington Dias (PT) decretou situação de emergência em 40 municípios do estado por conta da falta de chuva nos últimos meses. De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial do Estado, a situação está mais agravada na região do semiárido, em especial nas regiões da Serra da Capivara, Vale do Guaribas e Itaueira. 

Segundo o documento, os municípios perderam mais de 50% da safra agrícola devido à escassez, que este ano registrou uma redução de 100 a 200 mm na precipitação pluviométrica quando relacionado a anos anteriores, o que foi caracterizou “Situação de Seca Excepcional”. 

Além disso, os órgãos de monitoramento registraram que as chuvas que ocorrem este ano ainda não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios de água dos municípios, que estão operando abaixo de 30% de suas capacidades.

Por conta disso, o governador declarou a situação de emergência, como estabelece os procedimentos e critérios para o reconhecimento federal das situações de anormalidade.

Os municípios que se encontram nesta situação são: Acauã, Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Bonfim do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Campo Grande do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira, Caridade do Piauí, Coronel José Dias, Curral Novo do Piauí, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Francisco Macedo, Francisco Santos, Fronteiras, Guaribas, Isaías Coelho, Jacobina, Jaicós, Jurema, Lagoa do Barro do Piauí, Marcolândia, Massapê, Morro Cabeça no Tempo, Nova Santa Rita, Padre Marcos, Pio IX, Queimada Nova, São Braz do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, São Julião, São Lourenço do Piauí, São Raimundo Nonato, Simões, Várzea Branca e Vila Nova do Piauí.

Por: Ithyara Borges
Mais sobre: