Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Gasolina, gás e energia passam a custar mais caro a partir de hoje

O aumento de preços dos diferentes produtos e serviços irá atingir diretamente o bolso do consumidor.

02/03/2015 06:40

A partir desta segunda-feira (2), quem precisar comprar gasolina ou gás de cozinha sentirá um aumento significativo no preço dos itens. Além disso, a conta de luz também ficará mais cara. O aumento de preços dos diferentes produtos e serviços atinge diretamente o bolso do consumidor, gerando elevação do custo de vida e insatisfação generalizada da população. Segundo economista Verônica Paraguassu, os novos reajustes irão gerar uma retração do consumo das famílias. “Esses reajustes afetarão substancialmente a inflação do mês de março, já que aconteceram de forma generaliz

ada. Com o aumento da energia, o agronegócio também é afetado, bem como o preço da gasolina interfere, principalmente, no valor dos alimentos, por conta do frete. O gás também influi no orçamento do consumidor. Todos esses aumentos irão comprimir o poder de compra. Quem ganha só um salário mínimo, não vai ter condição de arcar com essas elevações”, explica a economista.

Foto: Assis Fernandes/O Dia


A dona de casa Rosana da Silva se preocupa em como irá equilibrar o orçamento familiar

Como a maioria dos brasileiros, a dona de casa Rosana da Silva tem se preocupado em como irá equilibrar as contas após o anúncio dos aumentos. A renda da família é o salário mínimo do marido, o único que trabalha para sustentar a família de quatro pessoas. “É um absurdo esses preços, porque a gente continua ganhando pouco e tudo só aumenta. O gás vai ficar mais caro e, desse jeito, a comida também, isso sem contar na energia. Não sei como a gente vai fazer para dar conta de tudo”, conta a dona de casa.

Eletricidade

A elevação da eletricidade também preocupa a comerciante Rosa Ferreira. Tanto o gás, quanto a eletricidade, são essenciais para manter o negócio funcionando. “O preço dos produtos nunca diminui, só aumentam. Dessa vez, está aumentando tudo e não sei como a gente vai fazer para gerenciar todos os custos”, afirma.

No Piauí, a conta de energia elétrica vai aumentar 3,2%. Segundo a Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão responsável por fazer a revisão extraordinária dos preços, três fatores contribuíram para o aumento, sendo eles, a falta de chuvas, que compromete a geração de energia térmica, o aumento de custos para a geração de energia, além da mudança nas regras de subsídios do Governo Federal. Apesar do aumento, o Piauí ficou no quarto lugar dos estados com menor elevação da tarifa.

Veja mais detalhes na edição desta segunda-feira (02) do Jornal O Dia

Por: Glenda Uchôa - Jornal O Dia
Mais sobre: